Rui Car
12/04/2024 20h30 - Atualizado em 13/04/2024 08h23

FOTOS: Enorme quantidade de lixo às margens da BR-470 impressiona

Equipes fazem recolhimento semanalmente

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Divulgação / DNIT

Fotos: Divulgação / DNIT

Delta Ativa

Além da obra de duplicação da BR-470 entre Navegantes e Indaial, manutenção das pistas e recolhimento de animais mortos, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) precisam se preocupar com uma questão extra: a falta de conscientização ambiental das pessoas. Fotos revelam a quantidade de lixo que é abandonado às margens da rodovia no Vale do Itajaí. Entre os resíduos há desde entulho até garrafas com urina.

 

Para alertar sobre o problema, desde o começo do ano o DNIT fixou jornais murais em estabelecimentos comerciais próximos à BR-470 na região do Vale. O número alto de lixo encontrado preocupa porque, além de poder configurar crime ambiental, o descarte irregular tem potencial de provocar e ajudar a alastrar incêndios, poluir solo e água, obstruir equipamentos de drenagem — o que favorece a ocorrência de alagamentos —, prejudicar fauna e flora, e ainda causar acidentes.

 

Isso sem contar os focos de mosquito da dengue que se formam, o que intensifica a situação já delicada em relação à doença na região. Semanalmente as equipes fazem o recolhimento do lixo. Entre os mais comuns estão entulhos, embalagens plásticas, garrafas, latinhas e bitucas de cigarro. Porém, também são observados eletrônicos, móveis, restos de construção civil e até garrafas com urina.

 

Além dos jornais murais, a conscientização ocorre em outras frentes pela equipe ambiental do órgão, como palestras, oficinas e eventos em escolas, prefeituras e entidades do Vale.

 

por: Bianca Bertoli / Jornal de Santa Catarina / NSC Total

 

Veja fotos feitas entre Blumenau e Gaspar

Justen Celulares