Rui Car
15/03/2019 10h20 - Atualizado em 15/03/2019 09h52

FOTOS: IIª Conferência Municipal da Pessoa Idosa é realizada em Pouso Redondo

As conferências servem para verificar se as ações acontecem como estão previstas na lei

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, realizou, na tarde desta quinta-feira (14), a II Conferência Municipal da Pessoa Idosa.

 

Com o tema “O Desafio de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a conferência foi realizada no Centro de Atendimento Educacional, Social e Cultural Professora Guiomar Claudino dos Santos Sôra (Caesc), das 13h às 16h30.

 

O palestrante do evento foi Antonio Curioni, graduado em Serviço Social, pós-graduado em Serviço Social e Políticas e mestre em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais. “O desafio de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas é um tema pertinente, pois temos uma expectativa de vida mais longa e precisamos ter um olhar especial a esse público”, explicou Curioni.

 

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Pouso Redondo, Bianca Tamanini, a conferência é um espaço importante para debater desafios e decidir prioridades, com o objetivo de criar, acompanhar e sugerir boas propostas para as políticas públicas em prol do envelhecimento com dignidade em nosso município e em todo o país. “Já avançamos, mas ainda temos muito o que avançar, por isso hoje, nesse espaço, podemos fazer a diferença, ajudando a construir um futuro com qualidade melhor para os nossos idosos”, disse Bianca.

 

Os munícipes presentes no evento se mostraram satisfeitos. “Lideranças buscando ideias junto à comunidade. Parabéns pela iniciativa. Tudo começa através de uma ideia, um projeto. É aos poucos que coisas grandiosas acontecem”, disse Nilva Merini. Clemencia Dalpiaz comentou que é muito bom ver a cidade preparando futuro digno para idosos. “Foi muito bom. Muitas decisões a ser tomada vamos acreditar que tudo vai dar certo”, falou Marlene Esser Macoppi.

 

A Conferências da Pessoa Idosa é um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais.

 

A principal característica destas conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos.

 

As conferências servem para verificar se as ações acontecem como estão previstas na lei (Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, Políticas Estaduais e Municipais da Pessoa Idosa). O que as conferências definem tem relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.

Justen Celulares