Rui Car
15/10/2023 13h23 - Atualizado em 15/10/2023 13h32

FOTOS: Moradores de Taió tentam limpar casas e recuperar bens após trégua da chuva

Cidade tem um cenário dominado pela lama, entulhos e preocupação

Assistência Familiar Alto Vale
Moradora limpa local enquanto caminha pela lama (Fotos: Juan Todescatt / NSC TV)

Moradora limpa local enquanto caminha pela lama (Fotos: Juan Todescatt / NSC TV)

Delta Ativa

Moradores de Taió se mobilizam para limpar e recuperar o que é possível após uma trégua das chuvas na manhã deste domingo (15). Mesmo com o nível da água baixando, a cidade ainda tem pontos de alagamentos e comunidades isoladas. 

 

A prefeitura orienta que os moradores não voltem ao local, já que a previsão aponta novos temporais nos próximos dias. Além disso, a recomendação é que os comerciantes tirem móveis e materiais estragados dos estabelecimentos para serem recolhidos pela secretaria de Obras.

 

Alguns moradores, porém, aproveitam os intervalos sem chuva para visitar as casas, limpar o local e tentar resgatar móveis e outros objetos pessoais. A região, entretanto, tem um cenário dominado pela lama, entulhos e preocupação. 

 

O principal rio do município está em 9,66 metros, enquanto a barragem tem 105% de ocupação, sendo que seis comportas estão fechadas e uma aberta.

 

Chuvas fortes devem voltar

 

A trégua da chuva em Santa Catarina já tem data para acabar. Segundo a Defesa Civil, o mau tempo retorna ao Estado a partir deste domingo (15). Entretanto, as maiores precipitações são esperadas para segunda (16) e terça-feira (17). Nesse período, segundo o órgão de proteção, os acumulados podem chegar a até 100 milímetros em algumas regiões.

 

Neste domingo, a chuva deve ser fraca na metade leste do Estado. Porém, no Grande Oeste ela pode vir com pancadas moderadas ou até fortes, acompanhadas de temporais isolados, já a partir da madrugada e manhã.

 

O boletim da Defesa Civil de SC diz ainda que “em todo o período, os acumulados médios de precipitação podem somar valores de 70 a 100 milímetros entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do Estado os volumes acumulados variam de 40 a 70 milímetros, e o risco para temporais é menor”.

 

por: Lucas Koehler / Jornal de Santa Catarina / NSC Total

 

Justen Celulares