Rui Car
18/03/2017 05h35 - Atualizado em 17/03/2017 16h19

FOTOS: Prefeito Thomé busca recursos para projetos em Florianópolis

Entre os destaques estão obras de infraestrutura e destravar projetos no Fundam para Rio do Sul

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, esteve na quinta-feira (16) em Florianópolis onde teve uma série de compromissos para falar sobre projetos e busca de recursos para a cidade.

 

No Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia, Thomé buscou uma forma para que seja agilizado o processo de disponibilização de pedras que foram retiradas na usina Salto Pilão e que podem ser utilizadas na pavimentação de ruas, como o acesso para o novo Centro de Educação Infantil Aquarela, que está em fase de conclusão.

 

O Superintendente do DNPM em Santa Catarina, Gilmar Oliveira Gonçalves, adiantou que o processo está prestes a ser liberado e que há total interesse na parceria. Para o prefeito, este tipo de material de base barateia em muito os custos de obras de pavimentação e apresenta uma qualidade muito grande para este tipo de serviço.

 

Através do deputado estadual Milton Hobus, Thomé conseguiu para a mesma manhã uma reunião com o presidente do BRDE, Renato Vianna. Há projetos de pavimentação que a prefeitura realizou mas que não haviam sido conveniados com o município. O presidente e o analista de projetos, Guilherme Avelar atenderam o prefeito em dois momentos e explicaram toda a situação de protocolos dos projetos.

 

Na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o prefeito buscou informações sobre o processo de regularização dos terrenos que estão sobre a rede ferroviária que corta o município desde o bairro Barra do Trombudo até a Bela Aliança.

 

Com o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, Thomé discutiu o avanço da obra de pavimentação entre o município de Rio do Sul e Presidente Getúlio que está em andamento. O prefeito falou sobre o cronograma de obras que está dentro do esperado e a empreiteira responsável tem trabalhado com qualidade.

 

Além disso, o prefeito protocolou alguns projetos de investimentos em obras diversas que somam pouco mais de R$ 55 milhões. O secretário de estado disse que vai avaliar cada um dos itens com a equipe técnica.

 

Os projetos são a galeria de drenagem na rua Oscar Barcelos, uma nova ponte para o bairro Bela Aliança, ligando-o com a região da BR-470, a obra de continuação da rua Prefeito Luiz Adelar Soldatelli, na Valada São Paulo, pavimentação de cerca de 1,5 quilômetro da Estrada do Redentor até o Instituto Federal Catarinense (IFC), pavimentação de 1,8 quilômetro da Estrada Geral da região do Bom Fim, pavimentação da Estrada Aleandro Stedile, na Itoupava, pavimentação da rua Patrício Noveletto na Barra do Trombudo, pavimentação da Estrada Alto Matador, no bairro Bela Aliança, uma nova alça de acesso ao elevado Deputado José Thomé e a reurbanização da Estrada Blumenau.

 

Na avaliação do prefeito, a agenda foi bastante produtiva e a tentativa de cadastramento de projetos na Secretaria de Infraestrutura mostra agilidade e compromisso. “É importante que tenhamos tudo muito bem organizado, com projetos já sendo realizados e que facilitem a tomada de decisão do Estado. E o que nós precisamos é de agilidade para realizar nossos projetos pelo bem da comunidade”, comentou o prefeito.

 

 

Clóvis Eduardo Cuco

Justen Celulares