Rui Car
10/12/2021 15h01 - Atualizado em 11/12/2021 08h10

Fusavi e Renal Vida recebem doação do imóvel que abrigou o Hospital Cruzeiro, em Rio do Sul

Parte das instalações abrigou o "Verdão" até a abertura do Hospital Regional Alto Vale em 1994

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Clóvis Cuco / Prefeitura de Rio do Sul

Fotos: Clóvis Cuco / Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

O Município de Rio do Sul doou à Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi) e à Associação Renal Vida o imóvel que abriga a Policlínica de Referência Regional, mais conhecido como “Verdão”. O ato ocorreu na última quarta-feira (08), no gabinete do prefeito José Thomé e contou com a presença dos dirigentes das duas entidades. O local abrigará a nova sede da Renal Vida, que atende atualmente cerca de 180 pacientes do Alto Vale e também para a ampliação da parte administrativa do Hospital Regional, gerido pela Fusavi. O próximo passo será elaborar o projeto.

 

O prefeito destacou que o momento é importante porque atende os anseios de todo o Alto Vale do Itajaí: “A Renal Vida estava reivindicado essa doação há 10 anos porque o atual espaço não permite a ampliação”. Thomé também destacou a robustez no atendimento do hospital e da nova policlínica, que será construída no local que abrigava até recentemente a Secretaria de Desenvolvimento Regional, no bairro Canoas: “O projeto já está sendo executado e a previsão de conclusão é para fevereiro de 2022”, frisa. O prefeito revelou que parte dos recursos estão assegurados.

 

O presidente da Fusavi, Osmar Peters, disse que a doação do imóvel conhecido como “Verdão” vem somar com o projeto de construção da nova torre do Hospital Regional, com área aproximada de 28 mil metros quadrados, dividida em 14 pavimentos. “Teremos que deslocar alguns serviços porque o espaço atual não atende mais as necessidades”, argumenta. Peters lembrou que a doação está prometida há muito tempo e agora o prefeito Thomé cumpriu com o seu compromisso.

 

Para o médico Leontino Ribeiro, um dos diretores da Renal Vida, a data de 9 de dezembro é histórica para a instituição: “Estamos há 10 anos reivindicando um espaço para ampliar as nossas instalações. O prefeito Thomé teve a sensibilidade em fazer a doação e também à comunidade rio-sulense, já que o imóvel é público. Também temos que agradecer os vereadores que aprovaram a doação”, disse. Ribeiro adiantou que agora, junto com o Hospital Regional Alto Vale, o próximo passo será a elaboração do projeto.

 

Justen Celulares