Rui Car
09/01/2019 09h22

Futuros deputados federais de SC estão indecisos sobre a eleição da presidência da Câmara

Novo presidente da Casa será definido logo após a posse dos novos deputados, no dia 1º de fevereiro

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A maioria dos deputados federais eleitos em Santa Catarina ainda aguardam reuniões e definições partidárias para se posicionar a respeito das eleições para a presidência da Câmara dos Deputados. A reportagem conseguiu contato com 12 dos 16 futuros deputados. Os quatro restantes não foram encontrados ou não atenderam as ligações (veja abaixo o posicionamento de cada deputado). A escolha do futuro presidente ocorre dia 1º de fevereiro, quando os novos deputados são empossados e começam a trabalhar.

 

Dentre os 11 contatados pela reportagem, seis afirmaram que ainda não têm posicionamento definido. A maioria disse que vai esperar as articulações partidárias na Câmara, para definir qual será o candidato escolhido. A assessoria do deputado Pedro Uczai (PT-SC) afirmou que ele não vai se manifestar no momento.

 

Atualmente, há algumas candidaturas oficialmente postas: a primeira é a do atual presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que pretende seguir no cargo. A outra é do deputado federal eleito Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

 

Maia tem o apoio de vários parlamentares do centrão, além do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O deputado do Democratas é considerado como favorito para a disputa. Já Marcelo Freixo abriu uma candidatura de oposição à atual Mesa Diretora e ainda busca suporte entre partidos de esquerda para viabilizar o nome para a eleição.

 

Outra candidatura que corre por fora é a do deputado Alceu Moreira (MDB-RS). Em Santa Catarina, o parlamentar gaúcho já recebeu o apoio do deputado Rogério Peninha (MDB-SC), que lhe prometeu um voto, caso as discussões na Casa não gerem um apoio do partido a outro postulante.

 

— Em princípio, o meu candidato é o Alceu Moreira, que é o candidato do MDB. Enquanto ele não tirar a candidatura, não posso ter outro posicionamento — afirmou Peninha.

 

Outro que também afirmou a disposição de apoiar um candidato do próprio partido foi Gilson Marques (Novo). Segundo ele, a legenda estuda a possibilidade de lançar um nome para tentar a Presidência da Câmara.

 

Maia só tem o apoio declarado de três parlamentares que responderam à reportagem: Daniel Freitas (PSL), Fábio Schiochet (PSL) e Darci de Matos (PSD). Eles afirmam que vão seguir as orientações dos respectivos partidos.

 

— Vou votar com o meu partido e fico com o Rodrigo Maia. Não conheço nenhum dos candidatos — disse Matos, que está encerrando o mandato de deputado estadual, que ocupou por três legislaturas consecutivas, para assumir o cargo no Legislativo federal.

 

Freitas acredita ainda que Maia poderá colocar em andamento na Câmara as pautas propostas pelo presidente.

 

— Considero que foi uma decisão do PSL acertada em buscar um presidente que esteja disposto a colocar as pautas de Jair Bolsonaro em andamento na Câmara Federal — afirmou o parlamentar eleito.

 

Veja o posicionamento de cada deputado eleito:

Ângela Amin (PP)

“Ainda não tenho um candidato. Estou acompanhando as discussões.”

 

Carlos Chiodini (MDB)

“Estamos aguardando uma reunião da bancada para definir por posicionamento.”

 

Carmen Zanotto (PPS)

“A reunião da bancada do PPS será no dia 31. A gente ainda não debateu isso com a bancada.”

 

Daniel Freitas (PSL)

“Considero que foi uma decisão do PSL acertada em buscar um presidente que esteja disposto a colocar as pautas de Jair Bolsonaro em andamento na Câmara Federal.”

 

Darci de Matos (PSD)

“Vou votar com o meu partido e fico com o Rodrigo Maia. Não conheço nenhum dos candidatos.”

 

Fabio Schiochet (PSL)

A princípio, vou seguir com o PSL e vamos ficar com o Rodrigo Maia

 

Geovânia de Sá (PSDB)

A deputada ainda está conversando com o partido. (resposta da assessoria)

 

Gilson Marques (Novo)

O partido está cogitando lançar uma candidatura própria. No momento, não tem candidato.

 

Hélio Costa (PRB)

O deputado deve definir nos próximos dias. (resposta da assessoria)

 

Pedro Uczai (PT)

Não vai se manifestar. (resposta da assessoria)

 

Peninha (MDB)

“Em princípio, o meu candidato é o Alceu Moreira, que é o candidato do PMDB. Enquanto ele não tirar a candidatura, não posso ter outro posicionamento.”

 

Ricardo Guidi (PSD)

“Não tem posicionamento. Não participei [das discussões]. Não tenho ido a Brasília. Vou na semana da posse.”

 

Os deputados eleitos Caroline de Toni (PSL), Celso Maldaner (MDB) e Rodrigo Coelho (PSB) não atenderam as ligações. O futuro deputado Coronel Armando (PSL) não foi encontrado pela reportagem.

 

 

Por Samuel Nunes

NSC Total

Justen Celulares