Rui Car
22/08/2017 09h05 - Atualizado em 22/08/2017 08h51

Golpe do Sequestro está sendo aplicado em Taió

Em caso de receber uma chamada, a primeira coisa é tentar manter a calma

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Taioenses estão sendo vítimas do “Golpe do Sequestro” nos últimos dias. Muitas pessoas relataram nas redes sociais, ligações “estranhas” feitas para a sua casa, realizadas por bandidos que fingem estar com algum familiar, com o intuito de captar recursos. A taioense Adriana das Neves publicou o seguinte relato nas suas redes sociais: “ATENÇÃO TAIÓ! Onda de golpes como, sequestro da filha que liga chorando e do parente que está chegando na cidade e o carro estragou estão de volta. Golpes estes aplicados em telefones fixos”. Diversos comentários feitos na publicação, confirmaram outros casos idênticos na cidade.

 
 
O golpe acontece por meio de uma ligação na qual os criminosos encenam o sequestro de um familiar da vítima (principalmente filhos) e exigem como resgate dinheiro ou até cartão para crédito de telefonia celular. É um golpe que não se sofisticou muito com o tempo. Normalmente ligam a cobrar, informando que algum parente da vítima foi sequestrado, e colocam a falsa vítima na linha que começa a chorar e a implorar por socorro, solicitando para que se faça o pagamento de uma quantia em dinheiro para o resgate

 

Em caso de receber uma chamada, a primeira coisa é tentar manter a calma. Outro ponto é que geralmente a vítima se entrega sem notar. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, acabam revelando o nome do mesmo. Então atitudes simples, como perguntar para a voz do outro lado da linha “qual o seu nome?”, “quem está falando?” podem desmascarar o golpe.

 

Na eventualidade de receber uma ligação dessas, o melhor é desligar e procurar à pessoa supostamente sequestrada. E não deixar de informar a polícia caso possua o número de origem da chamada; um número de conta na qual seria feito o depósito do resgate ou até mesmo o número do chip para o qual seriam colocados créditos. Assim a polícia pode identificar o criminoso.

Justen Celulares