Rui Car
03/04/2020 15h11 - Atualizado em 03/04/2020 16h19

Golpes no WhatsApp prometem auxílio emergencial; saiba como se proteger

Correntes falsas no WhatsApp se aproveitam do coronavírus e do programa auxílio emergencial financeiro; veja como vai funcionar o 'coronavoucher'

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Correntes falsas que prometem o cadastro do auxílio emergencial 2020 têm circulado pelo WhatsApp na última semana. Os golpes utilizam como isca a medida tomada para amparar parte da população brasileira durante a pandemia do novo coronavírus. As mensagens contêm links fraudulentos para que o usuário faça um suposto cadastro no programa. Outro texto promete verificar se a pessoa tem direito ao auxílio emergencial e, em seguida, oferece o desbloqueio e a liberação dos valores online.

 

Utilizar acontecimentos de grande repercussão para aplicar golpes é uma prática comum entre cibercriminosos. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados com correntes e informações divulgadas, principalmente em períodos de crise. Na lista a seguir, saiba como identificar correntes falsas e fake news no WhatsApp.

 

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

 

Correntes compartilhadas via WhatsApp que prometem consultar o auxílio emergencial são falsas. Os links maliciosos presentes nos textos direcionam o usuário para uma página na qual as pessoas devem preencher um questionário com seus dados. Independentemente do que é respondido, a vítima recebe uma resposta positiva, sendo aprovado o falso direito ao auxílio emergencial.

 

GOVERNO acaba de liberar o cadastramento do AUXÍLIO EMERGENCIAL no valor de R$600,00 à R$1.200,00. O Agendamento dever ser feito no APP oficial — diz a mensagem enganosa.

 

A Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania se posicionou por meio do seu portal oficial afirmando que o site de cadastro para recebimento do auxílio emergencial é falso. O órgão do Governo ainda afirmou que “a operacionalização dos pagamentos ainda está sendo definida”.

 

Como identificar correntes fraudulentas no WhatsApp?

 

Durante o período da pandemia da Covid-19, diversos golpes já circularam pelo WhatsApp. As correntes prometiam assinaturas da Netflix de graça, além da distribuição de álcool em gel e máscaras, por exemplo. É preciso desconfiar de mensagens que ofereçam algo para o usuário em troca de dados ou acesso a determinados links.

 

Além disso, a etiqueta “Encaminhado”, presente em mensagens repassadas, mostra que o usuário que fez o envio não é o autor do texto. Mesmo quando o remetente for uma pessoa de confiança, é válido fazer uma busca sobre o conteúdo antes de acessar o link ou encaminhar a corrente.

 
 
 Fonte: Tech Tudo
Justen Celulares