Rui Car
19/11/2023 16h45 - Atualizado em 19/11/2023 20h52

Governador acompanha os estragos das cheias nas cidades do Alto Vale

Jorginho Mello avaliou estragos e as ações necessárias após chuvas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Roberto Zacarias / Secom

Foto: Roberto Zacarias / Secom

Delta Ativa

O governador Jorginho Mello esteve no Alto Vale do Itajaí nesta domingo (19), para conferir de perto as maiores necessidades das prefeituras, por conta das chuvas dessa semana. O primeiro município visitado foi Rio do Sul. A cidade ainda trabalhava na recuperação das enchentes de outubro, quando foi novamente atingida.

 

O esforço neste momento é para aumentar o fluxo de entregas de alimentos, água e colchões para as famílias que estão em abrigos. Essa força-tarefa de ajuda humanitária é coordenada pelo Governo do Estado, com o apoio dos Bombeiros Militares, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e as prefeituras.

 

Em coletiva de imprensa na cidade de Rio do Sul, o governador disse que vai reforçar, junto à Secretaria de Estado da Fazenda, a postergação de impostos para ajudar as empresas. O governador informou ainda que todos os esforços do Estado neste momento são para tirar do papel as obras de desassoreamento e dragagens de rios.

 

Foto: Roberto Zacarias / Secom

 

Nós temos que erguer a cabeça e enfrentar. As famílias já estão limpando tudo para recomeçar a vida e eu como governador já disse aqui que vamos encarar isso. Eu quero fazer o que ninguém conseguiu fazer para mudar essa triste realidade no nosso estado. Dinheiro a gente vai atrás. Com a ajuda dos poderes vamos constituir um fundo permanente e vou conversar com o Governo Federal. Queremos saber o que já veio de recursos e o que virá de fato para as prefeituras”, destacou o governador Jorginho Mello.

 

Depois de visitar as áreas afetadas de Rio do Sul, o governador esteve ainda em Trombudo Central onde conversou com os moradores e ajudou a entregar de kits humanitários. Jorginho também pousou em Taió, onde conversou com autoridades acerca da situação da cidade. Além, das aeronaves do Governo do Estado, a Polícia Federal disponibilizou um helicóptero, assim como o Governo do Paraná e de São Paulo.

 

Foto: Roberto Zacarias / Secom

 

Acompanharam o governador nessas visitas a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Fabiano de Souza. e o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.

 

O governador e a equipe de Governo ainda passaram por Agrolândia, Rio do Oeste, Agronômica e Taió. Considerando as chuvas registradas desde o dia 14 de novembro até o momento, 67 municípios estão em situação de emergência, sendo nove em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá, São João Batista e Braço do Trombudo.

 

VEJA MAIS FOTOS AQUI

 

Fonte: Agência Catarinense de Notícias / Governo do Estado de Santa Catarina
Justen Celulares