Rui Car
14/06/2023 18h16 - Atualizado em 15/06/2023 08h04

Governador de SC emite aviso especial para chuva persistente e volumosa

Ao longo do dia na quinta-feira, o ciclone extratropical avança para a região Sul do estado

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), gravou um vídeo para alertar os catarinenses sobre os próximos dois dias. Pelos avisos da Defesa Civil do Estado, há previsão da influência de um ciclone que deve trazer altos volumes de chuva, principalmente entre esta quarta-feira e a próxima sexta-feira (16). No vídeo, Jorginho está debaixo de um guarda-chuva e traz as informações sobre a quantidade de chuva prevista.

 

Além da gravação, o perfil do governador nas redes sociais alerta para deslizamentos:

 

Isso nos deixa em alerta para o risco de deslizamentos, que podem acontecer em diferentes pontos do Estado. Estamos trabalhando para melhor atender em caso de necessidade e deixá-los bem informados sobre como essa situação avança. Todo o cuidado é necessário nesse momento!

 

 

A formação de um ciclone extratropical próximo a costa de Santa Catarina tende a deixar o tempo instável nos próximos dias. Para esta quarta-feira (14), a presença de instabilidades atmosféricas mantém a condição de chuva persistente no centro-leste catarinense (faixa laranja do mapa).

 

 

Já entre a madrugada e o início da tarde de quinta-feira (15), essa condição tende a ficar mais intensa, principalmente na região do Litoral Norte, Baixo Vale e áreas vizinhas. Os acumulados previstos é uma chuva entre 100 e 150 mm podendo ultrapassar esses valores.

 

Ao longo do dia na quinta-feira, o ciclone extratropical avança para a região Sul de Santa Catarina (faixa vermelha no mapa) e, então, há previsão de chuvas para a Grande Florianópolis e sul do estado. Entre a noite de quinta (15) e a manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas, ocorrendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm podendo pontualmente passar este volume.

 

Fique atento aos riscos

 

O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos pontuais.

 

Portanto, as recomendações da Defesa Civil são:

 

     – Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

 

     – Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

 

     – Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;

 

     – Se afaste de postes e árvores;

 

     – Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;

 

     – Fique atento as rachaduras em muros ou paredes.

 

Atenção

 

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

 

Em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número do @cbmscoficial ou 190 para a @pmscoficial

 

Defesa Civil de Santa Catarina

Thuana Raimondi | [email protected]

Fone: (48) 9 9108-3538

 

Justen Celulares