Rui Car
29/10/2021 16h10

Governador Moisés diz quando flexibilização do uso de máscaras deve ser anunciada em SC; veja data

Secretaria de Estado da Saúde reúne técnicos e servidores para discutir medidas referentes à desobrigação do uso da proteção em ambientes abertos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Arquivo / Cristiano Estrela / Secom

Foto: Arquivo / Cristiano Estrela / Secom

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O governador Carlos Moisés (sem partido) disse nesta sexta-feira (29) que a desobrigatoriedade do uso das máscaras em ambientes abertos e ventilados deve ser anunciada até a próxima semana.

 

Há um grupo da SES (Secretaria de Estado da Saúde) com técnicos e servidores que discute as ações referentes à flexibilização. “Nesta semana ou no mais tardar na semana que vem vamos anunciar flexibilização”, afirmou Moisés ao repórter Stêvão Limana, da NDTV.

 

Conforme a pasta, o assunto também foi discutido em uma reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e da CIT (Comissão Intergestores Tripartite) em Brasília nesta semana.

 

Segundo o vacinômetro da SES, Santa Catarina tem 58,56% de moradores que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19.

 

Um levantamento preliminar realizado pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) indica que houve uma queda de 34% das mortes por Covid no Estado em um mês.  Os dados são de 14 de setembro a 13 de outubro, quando foram registrados 431 óbitos.

 

Vacinação é essencial

 

De acordo com o governo, os índices de vacinação serão essenciais para a elaboração das regras. O decreto só será editado a partir da revogação da Lei Federal nº 14.019/2020, que obriga o uso do equipamento de proteção em todo o território nacional, tanto em ambientes fechados quanto abertos.

 

Secretaria de Estado da Saúde está desenvolvendo os regramentos segundo as indicações epidemiológicas.

 

Compreendemos que estamos em um novo momento de enfrentamento à pandemia. O uso de máscaras mostrou sua eficácia. Com o avanço da vacinação e com nossa população cada vez mais protegida, porém, percebemos que a flexibilização seja possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Fonte: ND+
Justen Celulares