Rui Car
22/04/2020 19h27

Governo de SC diz que pode retomar restrições caso reaberturas impactem na saúde

Estado tem 1.115 casos de coronavírus, com 39 mortes

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Em pronunciamento na noite desta quarta-feira (22), o governo de Santa Catarina voltou a dizer que monitora os impactos das reaberturas dos setores econômicos no sistema hospitalar do estado.

 

O governador Carlos Moisés (PSL) afirmou que medidas mais restritivas podem ser adotadas caso a doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, avance muito rapidamente em relação ao avanço da estrutura da rede de saúde.

 

Santa Catarina tem 1.115 casos confirmados de Covid-19, com 39 mortes. Nesta quarta, houve a reabertura do funcionamento de shoppings, restaurantes e academias no estado, autorizada por portarias publicadas no Diário Oficial do Estado de terça (21). Os estabelecimentos precisam seguir regras, como o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Em um shopping de Blumenau, no Vale do Itajaí, houve aglomeração de pessoas na entrada.

 

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, afirmou que a velocidade de avaço da doença precisa ser proporcional à estrutura hospitalar. “No momento, está adequada e permitiu que fizéssemos as reaberturas”.

 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Catarina é de 16,27%. Estão em UTI 102 pacientes. Desses, 62 estão na rede pública e os demais, em hospitais particulares.

 

“Precisamos acompanhar o resultado das flexibilizações, de forma gradual poder analisar cada movimento e a velocidade da doença em relação à capacidade hospitalar. Se a evolução da doença foi mais rápida, novas restrições podem ser restabelecidas para que a velocidade esteja adequada e compatível com a estrutura hospitalar”, afirmou Tasca.

 

Fonte: G1

Justen Celulares