Rui Car
19/06/2020 10h08

Governo desiste de instalar hospitais de campanha em Santa Catarina

Inicialmente, a intenção era abrir 10 estruturas do tipo no Estado

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

O governador Carlos Moisés (PSL) confirmou durante uma visita a Itajaí, nesta quinta-feira (18), a desistência do governo em construir hospitais de campanha em Santa Catarina. Inicialmente, a intenção era abrir 10 estruturas do tipo no Estado – a primeira delas em Itajaí. Nenhum dos projetos foi levado adiante.

 

– Em caso de guerra, a gente age com estruturas de guerra. A gente não pensou até em montar hospitais de campanha? Depois recuamos. Resolvemos então investir em hospitais próprios, filantrópicos, enfim, e deixar os recursos já instalados aqui nas nossas estruturas tão bem cuidadas – afirmou, durante visita ao Hospital Marieta Konder Bornhausen.

 

A desistência dos hospitais de campanha havia sido informada há cerca de duas semanas pelo chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, em entrevista ao Bom Dia SC, na NSC TV. A primeira proposta de hospital de campanha, em Itajaí, foi deixada de lado pelo governo depois que a contratação – e o custo previsto de R$ 76 milhões – geraram polêmica.

 

O governo então recuou do contrato e anunciou que faria uma licitação para abertura de 10 estruturas no Estado, a serem instaladas conforme a necessidade. Mas esse edital nunca chegou a ser lançado.

 

Visita a Itajaí

 

O Hospital Marieta Konder Bornhausen ativou nesta quinta-feira 20 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19. A unidade de saúde passa a ter 50 leitos disponíveis para tratar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

 

A instalação dos novos leitos ocorreu durante a primeira visita do governador Carlos Moisés ao hospital, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB).

 

O secretário informou que o Estado deve entregar em 30 dias as obras de dois andares do Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital Marieta, para ativar mais 40 leitos de 40 e 40 de enfermaria. A promessa é antiga – ainda em março, o ex-secretário Helton Zeferino fez o mesmo anúncio. Mas a obra não caminhou.

 

Durante a tarde, a comitiva do governador também visitou o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. O governador agendou uma reunião com o prefeito Fabrício Oliveira, na próxima segunda-feira (22), para tratar sobre verbas estaduais no hospital, que é gerido pelo município e atende a toda a região.

Justen Celulares