Rui Car
13/03/2020 09h13

Haitianos pedem Ajuda e sugerem Programa de Inclusão em Pouso Redondo

Cátia Pisetta, elencou ainda, alguns pontos necessários de atenção pelo poder Público Municipal

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Professora Cátia Pisetta que presta serviço como professora aos Haitianos, é uma porta-voz deles no Município de Pouso Redondo e diante dessa proximidade vem solicitar ao Poder Executivo Municipal, que se possível seja, elaborar um programa de inclusão social na cidade de Pouso Redondo para capacitar os homens, mulheres e jovens da Comunidade Haitiana. Se faz necessário para que possam exercer as funções de acordo com a realidade de nossa cidade e região. É sabido que os Haitianos que vieram ao Brasil e em especial para Pouso Redondo à procura de melhor qualidade de vida, necessitam de trabalho para poderem levar o sustento aos seus familiares, assim a professora fez apelo a toda a população na tribuna da Câmara Municipal durante a 6ª Reunião Ordinária onde explanou sobre a situação precária em que se encontram os Haitianos residentes em Pouso Redondo.

 

“Existe uma grande preocupação com a chegada da estação de Inverno, onde é sabido que eles não estão acostumados e nem preparados para essas situações, por ainda não terem em suas residências, roupas de cama, colchões e roupas de uso pessoal, para que possam enfrentar com o mínimo de dignidade essa situação.”  Disse Professora Catia.

 

Cátia, elencou ainda, alguns pontos necessários de atenção pelo poder Público Municipal, como:

 

  • Disponibilização de terrenos para a realização de projeto com os haitianos, chamado “Horta Comunitária” para que eles possam cultivar os produtos que eles têm maior familiaridade inclusive do próprio Haiti.

 

  • Local de referência para atendimento da Comunidade de Haitianos onde eles possam repassar as suas maiores necessidades, efetuarem cursos profissionalizantes e de capacitação, com a nossa realidade como ensinamentos de nossa região, para que eles possam receber proventos de seus trabalhos realizados e assim sustentarem suas famílias.

 

  • Espaço para que se possa fortalecer a cultura e costumes em Pouso Redondo, e possam preparar documentação para a comunidade haitiana.
Justen Celulares