Rui Car
13/11/2018 15h05 - Atualizado em 13/11/2018 15h07

Hospital de Taió é referência no Vale Oeste

Somente neste ano, mais de 18 mil atendimentos já foram realizados

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Jornal Diário do Alto Vale

Fonte: Jornal Diário do Alto Vale

Delta Ativa

Um dos poucos hospitais da região do Alto Vale que é mantido por meio da Administração Municipal, é o Hospital e Maternidade Dona Lisette do município de Taió. De acordo com o prefeito Almir Reni Guski (PSDB), os números expressivos de atendimentos revelam a qualidade dos serviços prestados pela unidade. De janeiro a outubro já foram realizados 18.138 mil atendimentos no Pronto Atendimento, 4.218 atendimentos laboratoriais, 424 cirurgias, 116 endoscopias, 242 nascimentos, 116 exames de endoscopia, 1.955 ultrassonografias, 38 exames colonoscopias e 1.461 pacientes internados.

 

“Nossa relação com o Hospital está ótima, estamos contentes porque depois de muitos anos, partos, operações, internações, são geridos pelo hospital são números fantásticos, que nos deixam muito felizes, e nos fazem perceber que estamos trilhando o caminho certo”, pontua o prefeito.

 

Para ele, a maior vantagem que o hospital oferece é a facilidade ao paciente.

 

“Os pacientes não precisam mais se desgastar viajando tantos quilômetros até o Hospital Regional de Rio do Sul, eles economizam muitas horas, facilitam os acessos, os atendimentos e inclusive a recuperação por estarem próximos ao hospital”, destacou.

 

Além de todos as especializações, o Hospital atua inclusive para internações.

 

“As pessoas não precisam se deslocar para internar, esses números são importantes pra região então estamos internando aqui aqueles que precisam, além de todo o suporte de outros atendimentos que podem ser encontrados aqui” revelou.

 

Sobre a aceitação dos serviços e a opinião da comunidade, o prefeito pontua que a grande maioria reconhece que o trabalho prestado pelo hospital de Taió tem feito a diferença.

 

“Quem ganha é a população, apesar do problema político, enfrentado em muitas cidades, sempre terá de um lado bom com o reconhecimento e do outro lado a questão do quanto pior melhor”, frisou.

 

Transferências

O prefeito comentou ainda que em poucos casos é necessário fazer a transferência.

 

“Tem poucos casos mas sabemos que às vezes é necessário. Fazendo um comparativo hoje temos a concreta certeza que o hospital começa a realizar um trabalho resolutivo, um modelo profissional de trabalhar com a saúde pública”, destaca.

 

Regionalização da saúde

Uma das prioridades da Administração segundo o prefeito, é a regionalização da saúde.

 

“Taió tem trabalhado muito forte em relação a regionalização da saúde. Acreditamos que pode ter o município mãe com toda uma referência no caso o Regional de Rio do Sul, mas a ideia de Taió é regionalizar, cada dia que passa concentrar mais pacientes e pessoas que precisam no Vale Oeste, para os nossos municípios vizinhos focar em atendimentos aos munícipes aqui em Taió. Hoje temos 16 diferentes tipos de serviços médicos oferecidos para a comunidade e isso é fundamental”, comenta.

 

Gastos

Com todos os atendimentos mantidos hoje, a Administração tem um gasto médio mensal de R$ 320 mil por mês.

 

“Antes o custo era maior, o Pronto Atendimento tinha R$ 280 mil de gasto em média. Hoje tudo que prestamos está no contrato, uma série de coisas está mais barato, ainda é caro mas é o preço que pagamos para atender a todos com qualidade e com uma saúde referência”, conclui.

 

O diretor do Hospital Rogério de Abreu também está contente com o balanço de atendimentos.

 

“Foi um número elevado de atendimentos no pronto socorro e na obstetrícia também, além disso, o nosso número de internações teve um aumento bem significativo. Acho positivo, porque investimos muito com treinamentos aos colaboradores podendo dar atendimento de qualidade para todos os usuários, acompanhamos diariamente o que pode ser melhorado”, completou Rogério de Abreu., disse

Justen Celulares