Rui Car
06/10/2020 10h45

Hospital de Taió oferece serviço de oftalmologia

Para o mês de outubro estão sendo realizadas 180 consultas e 56 cirurgias de Catarata e pterígio

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Com o objetivo de ser referência em oftalmologia para os 32 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMAVI), o Hospital e Maternidade Dona Lisette de Taió está realizando consultas e procedimentos neste serviço.

 

Segundo informações o projeto oftalmológico autorizado pelo CIS-AMAVI, que disponibiliza aos municípios consorciados consultas médicas em oftalmologia e procedimentos decorrentes teve início em agosto, sendo que os atendimentos no Hospital Dona Lisette acontecem sempre uma vez por mês. A equipe especializada, coordenada pelos médicos, doutor Danilo Boscoli e doutor Ricardo Amantini Filho, permanece durante sete dias no município, oportunidade em que é realizada a consulta, os exames e a cirurgia de catarata e de pterígio.

 

Importante observar que a catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro. Já o pterígio é aquela “carninha” de coloração avermelhada que cresce na superfície dos olhos. Ela começa na conjuntiva, membrana mucosa que recobre a superfície ocular, e se desenvolve sobre a córnea, estrutura transparente por onde os raios luminosos penetram para formar as imagens.

 

A direção do Hospital informa que até o momento já foram realizadas 600 consultas e 200 cirurgias. Para o mês de outubro estão sendo realizadas 180 consultas e 56 cirurgias de Catarata e pterígio. Importante observar que as requisições para consultas oftalmológicas poderão ser solicitadas na secretaria de Saúde dos municípios conveniados ao CIS-AMAVI.

 

FONTE: HOSPITAL E MATERNIDADE DONA LISETTE

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares