Rui Car
28/05/2018 15h09 - Atualizado em 29/05/2018 15h10

Hospital e Maternidade Dona Lisette de Taió trabalhou programação especial durante o mês de maio

Após a capacitação foi servido um coffee-break aos colaboradores

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Em comemoração a semana das profissões, que aconteceu entre os dias 14 e 18 de Maio, o Hospital e Maternidade Dona Lisette fez uma programação especial para todo o mês de Maio, com várias capacitações para todos os colaborares da instituição.

 

Entre eles um tema frequente vivenciado pela equipe que assiste aos pacientes e familiares: “Morte, Perdas e Luto: como ajudar nesses momentos”, abordado pela Psicóloga Gisele Borghezan Pabst, com a participação de integrantes das diversas áreas que atuam no hospital, como equipe de enfermagem, lavanderia, cozinha, higienização, manutenção e setor de raio-x.

 

A morte dentro do hospital traz consigo muitos significados culturais que o ser humano construiu ao longo de sua existência. Antigamente a morte era encarada com certa naturalidade. A falta de recursos tecnológicos e as grandes epidemias a tornavam um evento habitual.

 

Atualmente, a sociedade valoriza a alta produtividade, se esforça para negar a terminalidade e evita falar sobre o assunto. A chance de adiar a morte, por meio de tecnologias biomédicas, favoreceu a construção da ideia de que a instituição hospitalar seria o lugar apropriado para morrer, tornando a última fase da vida como um momento de extrema solidão acompanhada apenas por profissionais de saúde e, quando possível, alguns cuidadores familiares. Diante disso o hospital tem uma grande preocupação com o cuidado dos colaboradores para com as famílias. “É muito importante capacitar a equipe para saber como lidar e enfrentar esses momentos” destacou a enfermeira Daiana Koerich.

 

Após a capacitação foi servido um coffee-break aos colaboradores.

Justen Celulares