Rui Car
21/11/2022 16h10 - Atualizado em 21/11/2022 16h13

Incêndios destroem grandes áreas de vegetação em Vitor Meireles

Somente no último fim de semana, três ocorrências foram registradas

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Divulgação / BVVM

Fotos: Divulgação / BVVM

Delta Ativa

Durante o fim de semana, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles, com auxílio de populares, atenderam três incêndios em vegetação.

 

A primeira ocorrência foi por volta das 15 horas de sábado (19), na localidade de Sabugueiro. As equipes foram compostos por cinco bombeiros e seis populares para o combate e rescaldo do incêndio. Foram gastos aproximadamente 17.0 mil litros d’água para o controle contando com apoio de um trator com bomba tanque acoplado. Além do uso de água, foram utilizadas técnicas de abafamento para o combate. Aproximadamente dois hectares entre duas propriedades foram atingidas. Foram necessárias três horas de trabalho para extinção das chamas.

 

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "Imagens Drone BVVM"

 

O segundo incêndio em vegetação foi na localidade da Paca, também em Vitor Meireles, onde os bombeiros foram acionados por volta das 13h40 de domingo (20). Nesta ocorrência, as equipes foram compostas por cinco bombeiros e cinco populares residentes locais. Aproximadamente 18 mil litros d’água foram utilizados para o combate e rescaldo, além do combate direto com água, técnicas de abafamento e aceiro foram utilizados para o controle. Aproximadamente 1,5 hectares de mata nativa foram queimadas, além de prejuízos ao proprietário, já que as chamas atingiram parte de sua plantação de fumo.

 

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "Imagens Drone BVVM"

 

Os socorristas contaram ainda com apoio de um residente próximo ao sinistro, que disponibilizou um reservatório de 10 mil litros d’água para abastecer o tanque da Unidade de Combate a Incêndio (UCI). O caminhão Pipa da Prefeitura de Vitor Meireles foi solicitado para apoio e a Policia Militar também esteve presente no local, pois acredita-se que o incêndio tenha sido criminoso. Nesta ocorrência, quatro horas de trabalho foram necessárias para o combate e rescaldo.

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

 

O terceiro incêndio foi simultâneo ao segundo. Neste caso os bombeiros foram acionados pela central de emergência 193 de Presidente Getúlio, por volta das 17 horas deste domingo. A ocorrência foi registrada na localidade de Morro Funil. A guarnição estava finalizando o rescaldo do segundo incêndio e então se deslocaran para atendimento a mais um caso. Chegando ao local, foi feita a avaliação, porém as chamas já havia sido controladas por populares, não sendo necessária intervenção para combate e rescaldo. Aproximadamente três hectares entre mata nativa e reflorestamento foram atingidas.

 

Pode ser uma imagem de fogo, neblina e ao ar livre

 

Os Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles orientam que se evite a prática de queimadas para fim de limpeza de terreno. Pois nestas épocas do ano, devido às condições climáticas, calor e ventos, se facilita que incêndios se propaguem e saiam do controle, dificultando os trabalhos de combate.

Fonte: Corpo de Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares