Rui Car
23/03/2023 11h30

Indústria estima safra recorde de soja no Brasil

Grão é o carro-chefe do agronegócio do país

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Antônio Neto / Embrapa

Foto: Antônio Neto / Embrapa

Delta Ativa

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a produção nacional de soja vai quebrar um novo recorde em 2023. A colheita deste ano resultará em praticamente 154 milhões de toneladas, de acordo com o órgão.

 

A Abiove estima um crescimento de 20% na safra de soja de 2023, o incremento para o recorde é de 23 milhões de toneladas. Comparando com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento, o ganho equivale a toda a produção do grão da Região Sul de 2022. Ou seja: a segunda maior do país.

 

As projeções para o atual ciclo seguem otimistas, apontando para uma produção recorde de 153,6 milhões de toneladas de soja, em função, especialmente, da recuperação da tendência histórica de produtividade, além da expansão da área cultivada”, informou a associação.

 

Na esteira do recorde da colheita, a Abiove também projeta o aumento de cerca de 3% para as produções de farelo e óleo do grão. Respectivamente, elas devem chegar a pouco mais de 40 milhões de toneladas e quase 11 milhões de toneladas.

 

A soja é o carro-chefe do agronegócio do Brasil. Atualmente, o país é o maior exportador global desse grão. Neste ano, conforme os dados da associação, os embarques brasileiros do produto in natura para o mercado externo são estimados em 92 milhões de toneladas.

 

Fonte: Artur Piva / Revista Oeste
Justen Celulares