Rui Car
15/03/2017 09h55

Inscrições para grupo de pessoas com dores nas costas podem ser feitas em Taió

O problema de dor nas costas não tem uma cura específica

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Pensando sempre no cidadão taioense o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), juntamente com o SUS (Sistema Único de Saúde), e com apoio da Secretaria de Saúde à alguns anos trabalham com o grupo de pilates, que é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, visando o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para indivíduos saudáveis.

 

A partir deste ano, o grupo oferecerá mais um auxílio à população taioense: trabalhará com pessoas que sentem dores nas costas, contando também com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Segundo o fisioterapeuta Davi Duarte, este trabalho é mais do que necessário, tendo em vista a quantidade de pessoas que sofrem com esse mal em nosso município. “O nosso grupo este ano terá uma modificação, tendo em vista que ele não será apenas um grupo de pilates, mas também para trabalhar a dor nas costas das pessoas. Nós percebemos essa necessidade ao longo desses seis anos de atuação, onde grande parte das pessoas que procuram os serviços de fisioterapia aqui no município sofrem de dor nas costas e resolvemos fazer algo à respeito, pois o problema de dor nas costas, em alguns casos, chega à ser incapacitante, impossibilitando a pessoa de trabalhar e também as privando dos seus momentos de lazer, o que acaba se tornando um problema de saúde pública, até porque quem sofre desse mal, acaba gastando muito com isso, acaba ingerindo muito mais medicamento, deixa de se divertir, sofre com depressão, ansiedade e acaba se tornando mais sedentário, até mesmo com problemas de colesterol, triglicerídeos e glicemia”, disse Davi.

 

Segundo o fisioterapeuta, o problema de dor nas costas não tem uma cura específica, tendo em vista que ele tem períodos de melhora e agravamento, mas é possível de controlar, evitando que o quadro ofereça uma piora.

 

Neste primeiro instante, as atividades do grupo serão voltadas principalmente para idosos que sintam dores nas costas e os encontros acontecerão todas as terças-feiras, das 09h00 às 10h00 da manhã, na Casa da Cultura, com duração de dois meses e será composto por exercícios terapêuticos, pilates, exercícios nas academias ao ar livre, além de conversas e orientações voltadas à saúde, com toda a equipe do NASF.

 

As pessoas interessadas poderão entrar diretamente em contato com o fisioterapeuta Davi Duarte, na Secretaria de Saúde, e fazer sua inscrição. Os interessados passarão por uma avaliação médica para saber se realmente se encaixam no grupo.

 

Em breve o NASF trará mais novidades voltadas à saúde do cidadão taioense.

Justen Celulares