Rui Car
08/10/2021 10h23

Internacional: Explosão no Afeganistão deixa mais de 100 vítimas, entre mortos e feridos

Ataques reforçam os desafios de segurança para o Talibã, que assumiu o controle do país em agosto

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Um ataque suicida a bomba atingiu uma mesquita na província de Kunduz, no nordeste do Afeganistão, nesta sexta-feira (8), e matou ou feriu mais de 100 pessoas, de acordo com uma agência da ONU.

 

Imagens mostraram corpos rodeados por destroços dentro da mesquita, que é usada por pessoas da comunidade muçulmana xiita minoritária.

 

As informações iniciais indicam que mais de 100 pessoas morreram ou ficaram feridas em uma explosão suicida dentro da mesquita”, disse a missão das Nações Unidas no Afeganistão em um tweet.

 

Nenhum grupo assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque. A explosão ocorreu após vários ataques, incluindo um em uma mesquita em Cabul, nas últimas semanas, alguns dos quais foram reivindicados por militantes muçulmanos sunitas do Estado Islâmico.

 

Uma autoridade do Talibã, falando sob condição de anonimato, disse que pelo menos 28 pessoas foram mortas e dezenas de outras ficaram feridas na explosão desta sexta-feira.

 

Os ataques reforçaram os desafios de segurança para o Talibã, que assumiu o controle do país em agosto e desde então realizou operações contra células do Estado Islâmico em Cabul.

 

Esta tarde, uma explosão ocorreu em uma mesquita de nossos compatriotas xiitas […] Como resultado, vários de nossos compatriotas foram martirizados e feridos”, disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, no Twitter.


Fonte: Reuters / Via: CNN

Foto: AP

Justen Celulares