Rui Car
30/09/2021 14h00

Investimentos em programas de sustentabilidade beneficiam a comunidade do Alto Vale

Conscientização sobre preservação da natureza e importância do saneamento básico correto são temas de projetos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A natureza tem passado por momentos de dificuldade quanto a sua manutenção. Levantamento de dados disponibilizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em maio deste ano, apontou Santa Catarina como 4º estado que mais desmatou a Mata Atlântica. Entre 2019 e 2020, foram desmatados 887 hectares de fauna e flora, o que equivale a, aproximadamente, 900 campos de futebol.

 

Uma das maneiras de interromper este desmatamento é conscientizando a população da importância de preservar os biomas. E, também, plantando novas árvores. O ato de plantar uma árvore é significativo e marcante. Imagine só o ato de plantar 50 mil árvores.

 

Chegar à quantidade de 50 mil cooperados foi um marco muito importante na história da nossa cooperativa. Queríamos comemorar essa ocasião envolvendo a comunidade e precisávamos encontrar uma forma de contribuir com a região e agradecer pela confiança de todas essas pessoas. Por isso, escolhemos compartilhar, através das mudas de árvore, um pouco de natureza. Afinal, essa é uma das maiores riquezas que poderíamos distribuir para nossa comunidade“, explica a analista de comunicação e marketing da Credifoz, Daiana Marcomini, que promoveu a entrega de uma muda para cada cooperado na região de Navegantes.

 

Estimulando a preservação desde cedo

 

No Alto Vale, as crianças foram o foco da ação de conscientização. “Vamos levar crianças para uma visita em uma fazenda, proporcionando contato com a vegetação nativa e plantada. Além disso, Engenheiros Florestais falarão sobre controle de erosão, produção de materiais renováveis, fixação de carbono e regulação hídrica. Por fim, serão distribuídas mudas de espécies nativas para as crianças participantes“, comenta o responsável pelo relacionamento com o cooperado da Viacredi Alto Vale. , Maicon Kreutzfeld.

 

Além da entrega das mudas, a cooperativa também realiza visitas em empresas, que recebem palestras com um viés bem humorado para falar sobre diversos temas como educação financeira, cooperativismo e qualidade de vida. “Nosso propósito é fazer a diferença na vida das pessoas. Estimular a conscientização de jovens e cooperados é apoiar um futuro com comunidades melhores para todos”, enaltece Kreutzfeld.

 

Coleta de materiais recicláveis gera conscientização

 

Outra iniciativa voltada à sustentabilidade é a reciclagem. A média de lixo que uma pessoa produz por dia é de 800 gramas a um kilo. Se contabilizarmos a indústria nacional, chega a ser 240 mil toneladas por dia.

 

Pensando em maneiras de reciclar o lixo produzido internamente, a cooperativa de crédito Viacredi passou a gerar valor financeiro no lixo reciclado em todas as unidades. A quantia arrecadada é revertida para compra de livros para a biblioteca da cooperativa.

 

Nós não tínhamos uma verba específica para ser utilizada para a biblioteca, então esse valor passou a ser destinado para aquisição de livros novos para atualização do nosso acervo, que é feita por meio das novidades nos campos de Educação Financeira, Qualidade de Vida, Empreendedorismo e Literatura em Geral e por indicação dos colaboradores e cooperados“, conta o diretor executivo Viacredi, Vanildo Leoni.

POR: MARINA FOLLE SCHIELKE – G1 SC

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares