Rui Car
12/02/2020 17h44

Irmãos são diagnosticados com o mesmo tipo de câncer

Em menos de cinco anos, os pequenos Tristen, Caison e Carter foram diagnosticados com retinoblastoma, que é um tipo de câncer no olho.

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: G1

Fonte: G1

Delta Ativa

Três irmãos, moradores do estado da Georgia, no sul dos Estados Unidos, receberam o mesmo diagnóstico em menos de cinco anos. Todos têm retinoblastoma, um tipo de câncer no olho que é mais comum em crianças.

 

O primeiro a ser diagnosticado foi o mais velho, Tristen Rush que hoje tem cinco anos de idade. Em 2014, seus pais perceberam uma mancha esbranquiçada em seu olho e o levaram ao médico.

 

Seus irmãos mais novos – Caison, de 3 anos, e Carter, de 7 meses – também foram diagnosticados ainda bebês, respectivamente em 2016 e 2020. Angie Rush, mãe das crianças, disse a uma rede televisão norte-americana que ela mesma também teve a doença.

 

“Os médicos me disseram que ao ter retinoblastoma na infância, eu tinha 50% de chance de passar adiante, geneticamente”, disse Rush ao programa “Good Morning America”.

 

Retinoblastoma é o câncer de olho mais frequente em crianças pequenas, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Um de seus sinais é justamente o chamado “reflexo do olho do gato”, caracterizado por uma mancha branca na pupila quando ela é exposta à luz. A mancha torna-se especialmente visível em fotografias com flash.

 

Segundo a mãe, as crianças passam mensalmente por quimioterapia, além de realizar check-ups nos olhos e tratamentos com laser. Quando é diagnosticado cedo, o retinoblastoma tem uma chance de cura bastante alta. Mas em casos avançados da doença, o paciente pode chegar a perder o olho.

 

O médico da família, Thomas Olson, confirmou ao canal de TV que os irmãos têm um caso hereditário da doença e explicou que desde o nascimento, como a mãe apresentou a doença, todos os três passaram por exames para a identificação deste tipo de câncer.

 

Como o tratamento contra o câncer nos EUA não é gratuito, a família Rush contou ao canal que vendeu a casa para poder arcar com os três tratamentos.

Justen Celulares