Rui Car
02/10/2022 20h57 - Atualizado em 03/10/2022 08h15

Jorge Seif é eleito o novo senador por Santa Catarina

Ex-secretário e novo senador de SC, Seif ocupará cargo por até oito anos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

Jorge Seif (PL) foi eleito neste domingo (2) o novo senador por Santa Catarina. Ele recebeu 39,79% dos votos válidos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele ocupará o cargo por até oito anos. Ao todo, dez pessoas disputaram o cargo no Estado.

 

Raimundo Colombo (PSD) foi o segundo candidato com mais votos. O ex-governador conquistou 16,30%. A diferença foi pouca de Dário Berger (PSD), candidato que teve apoio do ex-presidente Lula e alcançou 16,23% dos votos válidos.

 

Em seguida vêm Kennedy Nunes (PTB), com 11,89%, Celso Maldaner (MDB) com 8,17%, Afrânio Boppré (PSOL) com 3,11%; Luiz Barbosa (Novo), com 2,66% e Hilda Deola (PDT), com 1,78%. Gilmar Salgado (PSTU) alcançou 0,07% dos votos válidos.

 

Nossa caminhada iniciou fazem alguns meses e, de passo em passo, dia após dia, fomos conquistando novos apoiadores. Em cada abraço recebido, em cada palavra de confiança, nossa esperança crescia e, hoje, as urnas responderam, e Santa Catarina me escolheu como seu novo Senador”, escreveu Seif nas redes sociais.

 

Jorge Seif começou a carreira pública como Secretário de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo Jair Bolsonaro (PL). Ele tem como primeiro e segundo suplente Hermes Klann e Adrian da Blukit, respectivamente.

 

Seif integrou o PSL em 2019, mas deixou o partido em 2021 para filiar-se ao PL. O novo senador é bacharel em Administração e Marketing pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí). O novo senador votou durante a manhã em Itajaí, no Litoral Norte, ao lado da família.

 

Disputaram o pleito os candidatos Afrânio Boppré (PSOL), Caroline Sant Anna (PCO), Celso Maldaner (MDB), Dário Berger (PSB), Gilmar Salgado (PSTU), Hilda Deola (PDT), Jorge Seif (PL), Kennedy Nunes (PTB), Luiz Barboza (Novo) e Raimundo Colombo (PSD).

 

Novo senador listou prioridades 

 

Em entrevista à NDTV no último dia 28, Seif listou prioridades como trazer mais recursos para as rodovias federais, especialmente as localizadas no Oeste catarinense.

 

Além da infraestrutura, o empresário afirmou que o ensino técnico é um grande problema, porque diz que o Estado teria vagas sobrando, mas falta mão de obra qualificada. Confira a reportagem completa.

 

Jorge Seif (PL) – 39,79%

Raimundo Colombo (PL) – 16,30%

Dário Berger (PSB) – 16,23%

Kennedy Nunes (PTB) – 11,89%

Celso Maldaner (MDB) – 8,17%

Afrânio Boppré (PSOL) – 3,11%

Luiz Barbosa (Nova) – 2,66%

Hilda Deola (PDT) – 1,78%

Gilmar Salgado (PSTU) – 0,07%

Nulos 8.08%

Brancos 8.5%

 
 
Fonte: ND+
Justen Celulares