Rui Car
19/11/2023 12h42

Jorginho Mello assume responsabilidade perante obras para redução de cheias

62 cidades do Estado foram atingidas por algum tipo de situação envolvendo chuvas ou vendaval

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / Rádio Mirador 98,5 FM

Foto: Reprodução / Rádio Mirador 98,5 FM

Delta Ativa

Em visita a Rio do Sul neste domingo (19), o governador Jorginho Mello reuniu-se com o prefeito José Thomé, o diretor da Defesa Civil, Renato Abreu, entre outras lideranças locais e estaduais. O governador se solidarizou com os moradores da cidade que passam pela quinta enchente em 2023 e que 62 cidades do Estado foram atingidas por algum tipo de situação envolvendo chuvas ou vendaval, sendo o Alto Vale uma das regiões mais castigadas.

 

Mello colocou que toda a estrutura de governo está atuando com sua capacidade máxima para atender as demandas dos municípios. Ele assumiu novamente a responsabilidade por buscar recursos para obras e serviços necessários para a redução de cheias no Estado, como as elencadas no Plano Jica, que envolve construção de barragens de contenção e melhoramentos fluviais.

 

Nós vamos fazer. Agora, mais do que nunca, torna-se fundamental, mesmo com esta situação de El Niño que está revolucionando o clima. O Governo do Estado não tem recursos suficientes para isto, mas vamos buscar onde for possível para atender esta necessidade que é urgente de nossa população”, comentou.

 

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, lembrou da necessidade de compasso entre governo estadual, municípios e o legislativo catarinense em todas as esferas, para a redução dos problemas em situações como esta, quando os volumes de chuva são acima do normal. Ele pediu ainda ajuda na entrega de donativos, utensílios emergenciais e aumento do efetivo das forças de segurança para atendimento dos cerca de 1,7 mil desabrigados e quase 18,8 mil desalojados na cidade.

 

Pode ser uma imagem de 6 pessoas

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

 

A Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Maria Helena Zimmermann, colocou que há dificuldade para a chegada de suprimentos por conta da logística, mas que colchões devem ser entregues em Rio do Sul ainda neste domingo. Avalia-se ainda a entrega de mantimentos.

 

O governador lembrou que o Exército posicionou positivamente na manhã deste domingo, que terá tropas vindo para atendimentos em Rio do Sul e região. E que todas as aeronaves disponíveis das forças de segurança estão em atuação, inclusive com apoio do Paraná.

 

Fonte: Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares