Rui Car
18/11/2023 23h09

Jorginho Mello cobra recursos federais para reconstrução de SC

Pedro Uczai, do PT, diz que intermediará diálogo com Lula

Assistência Familiar Alto Vale
Governador se reúne com Grupo de Ações Coordenadas para avaliar a situação das chuvas no estado (Foto: Eduardo Valente / Secom)

Governador se reúne com Grupo de Ações Coordenadas para avaliar a situação das chuvas no estado (Foto: Eduardo Valente / Secom)

Delta Ativa

Os estragos causados pelas chuvas que atingem Santa Catarina desde quarta-feira (15) fez o governador Jorginho Mello (PL) ir às redes sociais cobrar o governo Lula (PT) por ajuda para conter os danos. O Estado já soma três mortes, um desaparecimento e 5,7 mil desabrigados. Há 64 cidades em situação de emergência e oito em calamidade pública.

 

Rio do Sul na manhã deste sábado (Foto: Divulgação)

 

O governo de Santa Catarina está fazendo tudo o que pode. Pedi à bancada federal que marque uma audiência em Brasília para que a gente consiga falar com todas as autoridades para saber com o que vão ajudar efetivamente Santa Catarina, que devolvam pelo menos o dinheiro que gastamos nas BRs para ajudar os prefeitos”, declarou o governador na noite deste sábado (18).

 

 

Horas depois, o deputado federal Pedro Uczai (PT) publicou um vídeo no qual diz ter conversado com a Defesa Civil Nacional e com o Ministério do Desenvolvimento Nacional para que Santa Catarina receba novamente ajuda. Nas chuvas de outubro, o ministro Waldez Góes, compareceu ao Estado e anunciou recursos.

 

Colocamos a mediação do presidente Lula com o governador do Estado para somar e unir esforços, com ajuda humanitária e depois reconstruir Santa Catarina e os municípios atingidos”, afirmou o petista.

 

 

Chuvas em SC: como está a situação

 

Ao todo, 62 municípios registraram ocorrências, sendo a região Oeste a mais impactada. Oito cidades estão em calamidade pública e três mortes foram registradas, enquanto outra está desaparecida. Os dados são deste sábado, publicados pela Defesa Civil de Santa Catarina.

 

As ocorrências atendidas pelas forças se segurança públicas são relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.

 

Mortes e desaparecimento decorrentes das chuvas

 

De acordo com a Defesa Civil, aumentou para três o número de mortes pelas chuvas. A última ocorreu na noite de sexta-feira (17), em Palmitos. Um homem morreu eletrocutado após tocar na fiação enquanto andava de jet ski. Não se sabe as circunstâncias do uso do veículo aquático no momento.

 

Além dele, duas mulheres perderam a vida na quinta-feira (16), no município de Taió. Em Praia Grande, uma pessoa está desaparecida.

 

64 municípios em situação de emergência pelas chuvas

 

A Defesa Civil contabiliza, até este sábado, 64 municípios em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares