Rui Car
01/03/2018 13h25 - Atualizado em 01/03/2018 10h39

Kleinübing se coloca como candidato a governador

A decisão de cancelar filiação no PSD e se inscrever no Democratas já estaria tomada

Assistência Familiar Alto Vale
Moacir Pereira - NSC

Moacir Pereira - NSC

Delta Ativa

O deputado federal João Paulo Kleinübing (PSD) terá nesta quinta-feira uma conversa com o governador Raimundo Colombo, que poderá ser decisiva sobre seu futuro político e o de Santa Catarina.

 

A decisão de cancelar filiação no PSD e se inscrever no Democratas já estaria tomada. O cronograma da transferência também agendado. A filiação ao DEM poderia ocorrer no dia 8 de março, quando o Democratas realiza convenção nacional para eleger presidente o prefeito de Salvador, ACM Neto. Seria um dia após o inicio do prazo de mudança de partidos dos deputados federais e estaduais, de acordo com a nova lei.

 

Filiado, Kleinübing assumiria imediatamente a presidência do diretório estadual do DEM, sucedendo o ex-deputado Paulo Gouvea da Costa, antigo auxiliar de seu pai, o falecido senador Vilson Kleinübing, e seu secretário no governo estadual.

 

Nos bastidores se especula que Kleinübing assumiria logo a candidatura a governador para se transformar no fato novo da disputa. Lideraria uma nova coligação que já está sendo cogitada. Teria o deputado Gelson Merisio (PSD) de vice-governador, o deputado Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD) como candidatos ao Senado.

 

A mudança de partido pelo atual coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense vem sendo cogitada desde meados de 2017. Kleinübing sentia-se desconfortável no PSD, em razão dos fatos no cenário nacional. O presidente Gilberto Kassab levou o partido a apoiar Dilma Rousseff, foi seu ministro durante algum tempo e depois passou a apoiar Michel Temer, continuando ministro de Estado.

 

Há, também, motivação ideológica. O deputado entende que no DEM estará mais confortável do que no PSD, uma hora aliado do PT e outra do PMDB, os dois partidos que combateu durante toda sua vida.

 

Finalmente, a questão familiar. Seu pai, Vilson Kleinübing, tinha formação e atuação liberal, muito mais identificada com o Democratas do que com o PSD.

Justen Celulares