Rui Car
09/05/2024 16h57

Lagoa dos Patos sobe quase um metro e expulsa a população de casa no RS

Localizada no sul do Rio Grande do Sul, Lagoa dos Patos percorre 14 municípios gaúchos

Assistência Familiar Alto Vale
Vista de cima, Lagoa permite ver toda sua extensão (Foto: Reprodução)

Vista de cima, Lagoa permite ver toda sua extensão (Foto: Reprodução)

Delta Ativa

A Lagoa dos Patos chegou quase 1 metro acima do nível normal durante a manhã desta quinta-feira (9), segundo as prefeituras de Rio Grande e Pelotas. As cidades de São José do Norte, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande estão em estado de alerta máximo desde quarta-feira (8), e os moradores precisarão deixar suas casas. As informações são do g1.

 

A cheia na Lagoa dos Patos foi favorecida pela mudança na direção dos ventos, segundo o serviço de meteorologia local. Em Pelotas, cerca de 100 mil pessoas moram em zonas de risco para alagamentos e precisaram sair de suas casas com ajuda do Exército. Já em Rio Grande, 1,5 mil moradores já saíram de casa.

 

Três abrigos foram disponibilizados pelo poder público e outros seis estão em preparação. O canal São Gonçalo, que banha a cidade, também subiu e, para evitar que a água avance sobre as casas, diques de contenção estão sendo construídos.

 

Em São José do Norte, a prefeitura recomendou que quem vive à beira da Lagoa dos Patos, que é a maior parte da população, saia de casa por conta do risco de alagamento.

 

A Lagoa dos Patos

 

O clima de alerta persiste no Rio Grande do Sul há mais de 10 dias. Após atingir a Região da Serra, passar pelos Vales e inundar a Região Metropolitana, agora, enchentes chegam ao Sul do Estado. De acordo com com o serviço de meteorologia local, houve uma mudança na direção dos ventos. E essa mudança favorece a entrada de água da Lagoa dos Patos nas cidades.

 

A Lagoa dos Patos percorre 14 municípios gaúchos. São eles:

 

Barra do Ribeiro

Tapes

Arambaré

Camaquã

São Lourenço do Sul

Turuçu

Pelotas

Rio Grande

São José do Norte

Tavares

Mostardas

Palmares do Sul

Capivari do Sul

Viamão

 
 
Fonte: Maria Magnabosco / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares