Rui Car
07/02/2020 17h04 - Atualizado em 07/02/2020 17h28

Macaco é encontrado morto em Aurora e deixa região em alerta com possibilidade de circulação do vírus da febre amarela

O proprietário da residência encontrou o animal e comunicou o sistema de saúde da cidade.

Assistência Familiar Alto Vale
Animal encontrado na comunidade de São Martinho em Aurora - Foto: Reprodução/Rádio Sintonia

Animal encontrado na comunidade de São Martinho em Aurora - Foto: Reprodução/Rádio Sintonia

Delta Ativa

Nesta última quinta-feira(6), foi encontrado um macaco morto, numa área rural da comunidade de São Martinho, que está localizado no município de Aurora. O proprietário da residência encontrou o animal  e comunicou o sistema de saúde da cidade.

 

O macaco estava morto próximo a uma cerca elétrica, então pode ser que este macaco tenha morrido eletrocutado. Mas não se tem confirmação, porque o corpo estava em avançado estado de decomposição.

 

A secretaria de saúde se deslocou até o terreno, para fazer avaliação da morte desse macaco, que tratava-se de um macaco da espécie Bugio, que é comum aqui na nossa região, ele estava morto há mais de 24 horas, o que impossibilitou a coleta de material.

 

Quando o caso ocorre em menos de 24 horas, é feito a coleta do material de divisórias para encaminhar essas amostras para o laboratório de referência em Florianópolis, para identificação de possíveis infecção por febre amarela.

 

A população deve procurar se vacinar contra a febre amarela, e deve comunicar a vigilância do seu município, a ocorrência de macacos mortos em algum local, ou que se for observado algum comportamento diferente de algum macaco, para saber se ele está doente.

 

 

 

Justen Celulares