Rui Car
22/09/2023 14h07

Maior minestra do mundo será servida em Santa Catarina

Arroz vai ser colocado em um panelão com a concha de uma retroescavadeira

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Amanda Farias / Prefeitura de Cocal do Sul

Foto: Amanda Farias / Prefeitura de Cocal do Sul

Delta Ativa

Com 200 quilos de arroz e 100 de feijão, Cocal do Sul, município do Sul de Santa Catarina, se prepara para servir a maior minestra do mundo. O prato em larga escala será ofertado na próxima segunda-feira (25), durante as festividades da X Cocalfest, evento que comemora os 32 anos de emancipação da cidade.

 

Cocalfest já está consolidada. São dez anos, mas faltava um plus. A grande maioria da nossa colonização é italiana e a minestra é uma comida típica. Como Urussanga tem a Festa do Vinho e o Amici Della Polenta, a gente queria algo que marcasse Cocal também. Daí, surgiu essa ideia”, detalha o prefeito Fernando de Faveri.

 

A iniciativa foi encabeçada pelo Círculo Italiano, entidade cultural da cidade. “Os ingredientes são fáceis, é rápido de fazer e a gente consegue deixar uma marca na nossa festa. Ano passado, fizemos e servimos 1,5 mil porções. Para 2023, mandamos fazer um fogareiro especial”, pontua o prefeito.

 

Panelão para fazer a minestra

 

Para preparar o prato típico em Cocal do Sul, será utilizado um panelão com três metros de circunferência e, além de arroz e feijão, muito tempero para deixar a minestra saborosa aos visitantes.

 

arroz vai ser colocado dentro da panela com a concha de uma retroescavadeira. A meta é quebrar o nosso próprio recorde e tentar ser desafiado por outro município do Brasil ou do mundo. Vamos servir cinco mil porções na segunda-feira, feriado do município, a partir do meio-dia”, afirma De Faveri.

 

O prefeito de Cocal do Sul ressalta que a prefeitura entrou em contato com o Guinness Book, o livro dos recordes. “A gente sempre informa eles. Como ninguém questionou, vamos dobrar o nosso próprio recorde”, finaliza.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares