Rui Car
16/03/2018 18h20 - Atualizado em 16/03/2018 18h24

Maioria dos problemas da segurança em Pouso Redondo se resume a 30 pessoas. Entenda

Reunião de autoridades e policiais aconteceu nessa sexta-feira na cidade

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Aconteceu na tarde dessa sexta-feira (16), uma importante reunião para tratar sobre a Segurança Pública da cidade de Pouso Redondo. O encontro foi no gabinete do prefeito Oscar Gutz e contou com a presença de autoridades políticas e religiosas locais, além de policiais civis e militares que atuam na região, visando #MaisSegurançaPousoRedondo.

 

O Tenente Coronel Abreu, comandante do 13º batalhão que atende todo o Alto Vale, acompanhado do Capitão Oliveira que é o comandante da Companhia de Taió que envolve nove cidades. Eles confirmaram que o efetivo das policias civil e militar estão abaixo do esperado no momento. Em 2018, Pouso Redondo já registrou mais de 100 ocorrências registradas entre furtos, roubos e outros delitos.

 

Um fato muito interessante apresentado pelo comandante Abreu, é que o grande problema da região na verdade gira em torno de 30 pessoas. Muitas delas, tem mais passagens pela polícia do que idade. Um deles, tem 75 passagens policiais, estava preso em Rio do Sul mas foi posto em liberdade nessa semana. Outro exemplo mostrou que outro meliante tem 52 passagens. Vários outros possuem entre 20 e 40 delitos. Juntos, são responsáveis por cerca de 700 ocorrências. Portanto, a população em geral é calma. Porém, cerca de trinta pessoas aterrorizam Pouso Redondo.

 

Quanto ao efetivo, no final de 2017, 20 policiais foram mandados para a região. Porém, 21 serão mandados para a reserva em breve, causando um déficit de mais um policial. Ao todo, são 252 policiais para cuidar de todo o Alto Vale.

 

 

Autoridades presentes na reunião que debateu a Segurança Pública em Pouso Redondo

Autoridades presentes na reunião que debateu a Segurança Pública em Pouso Redondo

 

Tanto o prefeito quanto o presidente da CDL da cidade, Paulino Carlos Correa, pediram com veemência o aumento do efetivo. Um dos grandes problemas também é a incidência cada vez maior das ocorrências de tráfico de drogas. Operações específicas com mais policiais e a Agência de Inteligência deverão auxiliar o município nos próximos dias.

 

Alvaro Rocha de Carvalho da Polícia Civil destacou que as denúncias feitas pela população auxiliam o trabalho.

 

Por fim, uma grande novidade é que o sistema de monitoramento entrará em funcionamento hoje ainda. Além disso, na próxima terça-feira (20), prefeito, vereadores e entidades organizadas estarão na capital em uma audiência com o secretário de Segurança Pública solicitando reforço da segurança.

 

Outra boa notícia é que na próxima quinta-feira (22), haverá uma reunião na Câmara de Vereadores para criar a “Rede de Vizinhos”. Todas as pessoas “de bem” estão convidadas a participar. O objetivo é criar grupos de WhatsApp para que a população participe e denuncie crimes com ainda mais rapidez, evitando crimes.

 

Veja parte da reunião que foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Rádio Educadora 90,3 FM:

Justen Celulares