Rui Car
28/04/2020 08h19 - Atualizado em 28/04/2020 08h21

Mais um paciente apresenta cura do coronavírus em Rio do Sul

Apesar de não existir um protocolo forma da OMS ou do Ministério da Saúde, tempo sem sintomas e exame clínico garante

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Um paciente de Rio do Sul infectado com coronavírus no início do mês apresentou exame onde ficou comprovado que está curado. O caso foi anunciado nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Saúde.

 

Não existe um protocolo oficial de cura definido pela OMS ou pelo Ministério da Saúde, mas secretarias estaduais de saúde do Brasil estão se baseando na redução por completo de qualquer sintoma da doença pelo paciente após um período de 14 dias anteriormente infectado. Além disso, exames laboratoriais onde há resposta imunológica do corpo em relação ao vírus com a detecção de anticorpos IgG positivo (imunoglobulinas G) também são considerados por médicos como um “atestado de recuperação”. Lembrando que ainda não é possível afirmar que a pessoa está imune ao vírus, mas sim, apresenta melhora completa da doença.

 

Este é o segundo caso de cura de Rio do Sul, depois que o primeiro, na semana passada, apresentou exame laboratorial com IgG positivo. Agora, há comprovação de duas pessoas curadas e uma pessoa ainda em recuperação. Nenhum paciente que teve coronavírus em Rio do Sul estão internadas em hospitais.

 

A cidade tem nesta segunda-feira, dois casos suspeitos da doença aguardando resultado de coleta enviada ao Lacen em Florianópolis e outras 34 pessoas que já tiveram o exame negativo.

 

Por Assessoria

Justen Celulares