Rui Car
29/04/2018 08h00 - Atualizado em 27/04/2018 15h31

Manejo de Colméias será tema de curso voltado a apicultores de Mirim Doce

Também serve para interessados em produzir mel nas propriedades

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Pensando em valorizar o trabalho já desenvolvido pelos apicultores do município e estimulando a produção de mel em mais propriedades rurais, a Secretaria de Agricultura de Mirim Doce e o SENAR estão programando a oferta de três atividades técnicas. Serão cursos, com exercícios teóricos e práticos, divididos em módulos.

 

O primeiro vai ocorrer nos dias 12 e 13 de junho, no Centro de Convivência dos Idosos, com a participação confirmada de 16 agricultores. O tema do primeiro módulo será Apicultura – Manejo de colmeias. Dentro dessa temática, serão trabalhados diversos assuntos:

 

– Segurança e saúde no trabalho – prevenção de acidentes.

– Cuidados com o meio ambiente.

– A importância da apicultura e a aplicação das normas técnicas.

– Aspectos básicos da biologia comportamental das abelhas.

– Identificação de colméias, materiais e acessórios apícolas de acordo com as normas  técnicas.

– Métodos de preparo de colméias e quadros.

– Reconhecimento da área para a implantação do apiário.

– Povoamento de colméias através de captura ou nucleação.

– Condução e controle do desenvolvimento dos enxames.

 

O trabalho continua durante o ano, com a aplicação de mais dois módulos: Aumento na produtividade de mel e Criação de abelhas rainhas. O período de pré-inscrição já foi aberto na secretaria de Agricultura. Além da teoria, o curso prevê visitas a propriedades onde a apicultura já está consolidada, para a aplicação de ações de ensino e orientações práticas.

 

Segundo a Secretaria, outro benefício importante para a apicultura local é que havendo 25 apicultores interessados em acompanhamento técnico, um instrutor do SENAR visita a propriedade uma vez por mês, num período de 4 horas, dando orientação de manejo gratuitamente por dois anos. Para requisitar esse serviço em Mirim Doce, a intenção é fazer uma articulação com apicultores de Taió. Interessados também podem realizar a pré-inscrição, facilitando a identificação de demanda.

Justen Celulares