Rui Car
27/03/2018 17h00 - Atualizado em 27/03/2018 15h04

Maquinários da Secretaria de Agricultura de Trombudo Central auxiliam criadores de gado na produção da silagem

Cerca de 40 agricultores foram beneficiados neste ano

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Preocupados com a alimentação do gado no inverno, quando a pastagem é castigada e comprometida pelas baixas temperaturas, muito agricultores usam a silagem como alternativa. Normalmente, o produto é resultado do corte do milho, seguido do armazenamento em silos. Seu valor nutritivo é semelhante ao da forrageira verde.

 

Este processo de produção de silagem denomina-se ensilagem. Ela deve ser feita com a planta cortada na época certa, compactando a massa verde picada e, por último, fazendo a vedação do local.

 

Para auxiliar os criadores de gado, a Secretaria de Agricultura de Trombudo Central coloca à disposição alguns maquinários: trator, ensiladeira e carreta basculante. Para cada hora trabalhada, é cobrada uma taxa de R$ 69,55. “O atendimento aos agricultores na produção da silagem já está na fase final aqui no município. Um levantamento mostra que conseguimos atender neste ano cerca de 40”, calcula o secretário Leirson Vicente.

 

Mas o trabalho não para. Nos próximos meses, entre maio e junho, é feita a colheita do milho que foi plantado um pouco mais tarde. “O corte do milho durante a safrinha, como é denominado esse período de cultivo mais tardio, também resulta na produção da silagem. Inclusive, uma nova maquina deve ser adquirida nos próximos dias, para auxiliar também nesse trabalho”, destaca o secretário.

Justen Celulares