Rui Car
05/10/2017 11h18 - Atualizado em 05/10/2017 11h38

Menino Lorenzo de Taió é homenageado pela equipe do Arcanjo

Soldado Mertins que já atuou em Taió lhe entregou o prêmio

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Nesta quarta-feira (04), foi comemorado o fato do helicóptero Arcanjo 03 estar atendendo há dois anos no Vale do Itajaí. Nesta solenidade, alguns dos casos marcantes da história foram lembrados com uma homenagem. 

 

Entre eles, o taioense Lorenzo que sofreu um acidente doméstico e ficou entre a vida e a morte. Totalmente recuperado, o pequeno guerreiro taioense foi lembrado pelo Soldado Mertins que atua no Arcanjo mas já trabalhou nos Bombeiros de Taió.

 

Como homenagem, recebeu uma réplica do helicóptero que fez seu transporte e lhe ajudou a salvar sua vida. Dentre as mais de 730 ocorrências atendidas, a de Lorenzo ficou marcada na história dos socorristas.

 

“Na verdade foi uma retribuição para que ele lembre sempre do Arcanjo, assim como sempre lembraremos do Lorenzo” disse o Soldado Mertins.

 

 

Saiba mais sobre o evento

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na manhã desta quarta-feira, 04, a solenidade de aniversário de dois anos de operação do Arcanjo 03 no Vale do Itajaí. O evento ocorreu no Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, onde está sediada a 2ª Companhia do BOA. Na ocasião, foram feitas homenagens às instituições parceiras, entrega de condecorações aos militares e também houve um momento de reencontro entre vítimas e a equipe que realizou o atendimento.

 

Desde que o Arcanjo 03 iniciou as atividades na região, em 05 de outubro de 2015, já foram atendidas mais de 700 vítimas. Ao todo, os quatro Arcanjos (dois helicópteros e dois aviões) que atuam em Santa Catarina, atenderam mais de seis mil ocorrências nos últimos oito anos.

 

Dentre as instituições parceiras do BOA que foram homenageadas na solenidade, está o Corpo de Bombeiros Militar de Rio dos Cedros, município pertencente à 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó. O Coronel Edupércio Pratts, Chefe do Estado Maior Geral do CBMSC, o Tenente Coronel Giovanni Fernando Kemper, Comandante do BOA e o Capitão André Luís Hach Pratts, Comandante da 2ª Companhia BOA em Blumenau, fizeram a entrega de uma lembrança ao Sargento Lindomar Ceregatti, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rio dos Cedros, como forma de reconhecimento pela parceira na atividade de salvar vidas.

 

“O Arcanjo 03 é operado em parceria entre o CBMSC e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). A aeronave atua em uma gama de missões que englobam acidentes de trânsito graves, paradas cardiorrespiratórias, afogamentos, entre outros atendimentos característicos da atividade dos Bombeiros e Samu. Muitas pessoas hoje estão entre nós graças ao rápido e eficiente atendimento prestado pelo Arcanjo, por isso, voamos pela vida”, ressalta Capitão Pratts.

 

Fotos: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó

Justen Celulares