Rui Car
04/01/2017 09h55 - Atualizado em 04/01/2017 08h42

Meninos já podem receber vacina contra HPV em Agronômica

São para adolescentes de 12 e 13 anos

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Adolescentes de 12 e 13 anos, que moram em Agronômica, já podem receber a vacina contra o vírus HPV. A dose pode ser aplicada no posto de Saúde localizado no Centro, das 7 às 11h e das 13 às 17h. A dose também protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais – doenças também causadas pelo vírus.

 

“A vacinação contra HPV para meninos também é usada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Pediatria”, explicou o diretor do departamento de Saúde, em Agronômica, Antonio Pedroso.

 

Estudos mostram que a inclusão deles contribui para a redução do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

 

“O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a sua transmissão acontece pelo contato sexual. Portanto eu peço o comparecimento das jovens e dos adolescentes no nosso posto de Saúde. Prevenção é fundamental”, alertou o prefeito de Agronômica, Cesar Cunha.

 

A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos entre 9 e 13 anos. Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. 

Justen Celulares