Rui Car
11/10/2023 18h28

Ministro de Lula diz que barragens catarinenses são prioridades do Governo Federal

Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, anunciou recursos para cidades afetadas pela chuva

Assistência Familiar Alto Vale
 Foto: Eraldo Schnaider / Reprodução

Foto: Eraldo Schnaider / Reprodução

Delta Ativa

Comandada pelo Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), uma comitiva do Governo Federal esteve nesta quarta-feira (11), em Blumenau, para anunciar os recursos federais para ajudar os municípios afetados pela chuva na última semana em território catarinense. Outro ponto abordado por Góes foi a situação das barragens de Ituporanga, Taió e José Boiteux.

 

Nós temos problemas fortes que precisam ser enfrentados. Tem projetos novos de barramentos e Santa Catarina também tem essas demandas, de barragens que precisam ser revitalizadas, de projetos novos que podem ser apresentados para depois constituir o caderno de obras de maneira que a barragem, e ela é um instrumento importante pra você fazer o controle do excesso de água”.

 

O Ministro explicou que as barragens são fundamentais e que é uma metodologia técnica muito usada no Brasil e que deve fazer parte do planejamento público. “Sobretudo em locais que as vezes quando tem muita água precisa ser preservada também para o momento de escassez ou controlar a vasão para não perturbar e incomodar tanto a vida das pessoas”.

 

Então essa agenda a gente está discutindo com o governador e com os prefeitos, logicamente que o Governo Federal repôs isso. Eu quero dizer que nos últimos seis anos basicamente se esgotou os recursos, não tinham recursos público para prevenção, então se recuou muito desses investimentos em barramento, manutenção, controle e até em construção de novos projetos dessa natureza”, contou o Ministro.

 

Góes ainda explicou que a criação do Ministério das Cidades e também um novo PAC reforça o compromisso com canais com barramento, dutos de água e revitalização de bacias. “É uma agenda que está dentro das prioridades do Governo do presidente Lula”.

 

Em relação ao conflito com indígenas, o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional pontuou que é uma questão histórica e que precisa ser resolvida. “Nós precisamos criar um ambiente de cooperação entre Governo do Estado e município, pra ver se a gente resolve isso por definitivo. A gente precisa entender que temos um problema e a gente só resolve ele se colocar em cima da mesa”.

 

governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), agradeceu o apoio do Governo Federal. “Isso melhora muito para fazer obras no futuro. Nós temos que prevenir, pra não correr atrás do prejuízo quando acontece”.

 

Sobre a barragem de José Boiteux, Jorginho disse que técnicos e profissionais da Defesa Civil avaliaram o que poderia ou não fazer.

 

Abrimos agora pois tivemos que abrir, com policiamento por falta de compreensões. Minha esperança agora é o Ministro falando que há recursos e que a gente pode trabalhar de forma técnica. Com isso podemos limpar os rios e fazer grandes dragagens e possam transportar também, além de dar segurança das cheias, nós ajudamos a levar mercadoria pra foz, tirando assim, caminhões das ruas”, pontuou o governador.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares