Rui Car
03/12/2017 10h30 - Atualizado em 01/12/2017 15h15

Mirim Doce teve representante no III Encontro de Agricultura Urbana e Práticas Integrativas Complementares

Programação reservou atividades de reflexão e cuidados com o ser humano e com a terra

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Nos dias 17 e 18 de novembro, Florianópolis sediou o III Encontro de Agricultura Urbana e Práticas Integrativas Complementares, envolvendo gestores de várias cidades do Estado numa série de atividades de reflexão e práticas em agricultura urbana e saúde. A programação oferecia mais de 20 palestras, atividades culturais, oficinas, mesas redondas e exibições de vídeos.

 

A Secretaria de Agricultura de Mirim Doce esteve representada pela diretora de Convênios especializada em Gestão de Políticas Públicas, Cássia Fernanda da Silva. Nos dois dias, ela participou de seis atividades que envolveram trabalhos teóricos e práticos:

 

Palestra: Integrar cuidados com o Ser Humano e cuidados com a terra.

Troca de saberes: Plantas medicinais.

Oficina: Célula de Consumidores de Produtos Orgânicos.

Prática: Práticas integrativas com o Sistema Único de Saúde (auriculoterapia, ioga, reiki, entre outras).

Mesa redonda: Política Municipal de Agroecologia e Produção orgânica / Programa Municipal de Agricultura urbana.

Oficina: Compostagem.

 

Coordenada pela Rede Semear, essa 3ª edição do evento reuniu integrantes do poder público e organizações civis, tendo como parceiros o Ministério da Agricultura e Pecuária, UFSC, Epagri, Cepagro, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Florianópolis. “A compostagem, por exemplo, é interessante porque ela gera adubo e biofertilizantes, eliminando os custos com os serviços de coleta de resíduos. Então se ela for feita em casa e nas escolas, reduz esse custo para os municípios e também pode ser usada como adubo nas plantações e comercializada”, destaca Cássia.

 

III CURSO DE GESTÃO COMUNITÁRIA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS E AGRICULTURA URBANA

Também na Capital do Estado, entre os dias 20 e 23 de novembro, Cássia participou do III Curso de Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana, com destaque para o Seminário Integrando Revoluções, promovido pelo Cepagro, em parceria com a COMCAP, FATMA, UFSC e FAPESC.

 

Outra atividade interessante foi a elaboração de “Planos de ações em gestão de resíduos orgânicos para suas localidades”, envolvendo representantes de ONGs, universidades e comunidades do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará e Santa Catarina, como São Francisco do Sul, Itapema e Florianópolis.

 

Os planos foram elaborados por grupos que continham participantes da localidade-alvo da ação, e também aqueles vindos de outras localidades, e que ajudaram apresentando novas ideias e experiências já consolidadas. “Teve também o encaminhamento para formação de uma rede entre os participantes para que a troca de experiência continue, fortalecendo as atividades trabalhadas, viabilizando a implantação de ações práticas nas nossas cidades de origem”, finaliza.

Justen Celulares