Rui Car
15/10/2021 09h08

Morador de Dona Emma sofre golpe pelo WhatsApp e perde quantia em dinheiro

Confira dicas para não cair em golpes semelhantes

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Um morador de Dona Emma caiu em um golpe e perdeu uma quantia significante em dinheiro nesta quinta-feira (14). Segundo informações divulgadas à imprensa, o golpista se passou por irmão do homem e estava ajudando na compra de materiais.

 

A vítima acabou fazendo várias transações bancárias como transferências e Pix em diversas contas com diferentes nomes, pois imaginava que o produto chegaria e que era seu irmão que estava intermediando os negócios e que lhe restava apenas fazer os pagamentos nas contas que lhe eram enviadas.

 

Quando a vítima descobriu que o golpista não era realmente seu irmão e que foi um golpe de alguém que usou a foto do irmão no perfil e que sabia detalhes importantes para aplicar o golpe já não havia mais como recuperar a quantia.

 

A vítima disse ainda que registraria um Boletim de Ocorrência sobre a situação.

 

Confira o print do número de telefone que aplicou o golpe:

 

 

Como NÃO cair em golpe do WhatsApp e o que fazer se caiu

 

A quantidade de criminosos se aproveitando da boa-fé das pessoas para aplicar golpes é enorme e, infelizmente, isso aumenta cada dia mais.

 

Antes os golpes eram aplicados somente por telefone. Os golpistas diziam ser de operadores de celular, bancos, lojas, etc, e pediam código de acesso que mandaram por SMS, para confirmar protocolos e afins. Então, ao enviar, a pessoa tinha seu WhatsApp clonado.

 

O criminoso então acessava todos os seus contatos e pedia dinheiro emprestado para seus amigos, colegas e familiares, mencionando que “o limite diário expirou” e que amanhã cedo devolveria o dinheiro.

 

Hoje em dia esse golpe do telefone ainda existe, mas não para por aí. Eles também estão utilizando PÁGINAS de Instagram, Facebook e demais redes sociais para aplicar o golpe.

 

Ontem mesmo duas páginas de Hotel, com pouquíssimos seguidores e fotos sem curtidas, sem comentários e sem localização, me mandou mensagem no direct do Instagram. Perguntaram se eu queria participar de sorteio para ganhar 3 diárias de hospedagem e me pediram meu número e meus dados e também Código de Acesso ao meu WhatsApp para mandarem as informações.

 

Como eu tinha ciência que era fraude, informei a eles que já havia denunciado e que a polícia já estava sabendo. Eles falaram que não estavam nem aí e me bloquearam na mesma hora.

 

Então, CUIDADO! seguem aqui algumas dicas de como NÃO cair nesses golpes:

 

1 – Ative a função “confirmação em duas etapas” no seu WhatsApp

 

Para isso, entre no seu WhatsApp, clique em “ajustes” ou “configurações”, em seguida, clique em “conta” e em “confirmação em duas etapas”.

 

Assim o seu WhatsApp estará mais protegido, pois quando alguém tentar acessar, vai precisar de um número (PIN) que só você tem, porque só você cadastrou ele, então vai evitar a clonagem.

 

2 – Não informe nenhum código para que lhe pedir

 

Mesmo que dizem ser de operadoras de celular, bancos, lojas, ou qualquer outro estabelecimento que seja, NÃO passe NENHUM código.

 

Se você passar, você estará disponibilizando o acesso a eles e eles te tirarão da posse do seu WhatsApp e farão o que quiserem com ele. Pedirão dinheiro, ameaçarão seus contatos, etc.

 

CUIDADO.

 

3 – Desconfie de páginas de Instagram, Facebook e afins

 

Os criminosos estão usando todos os meios possíveis para tentar fraudar. Portanto, páginas com nome suspeito, sem fotos, sem capa, sem localização, te convidando a concorrer a sorteios ou dizendo que você ganhou bolsas de estudos ou viagens, podem ser fraude!

 

Denuncie e bloqueie. Não informe nenhum dados a eles e avise seus colegas. De preferência, publique nos seus stories para informar a maior quantidade de pessoas possível a respeito do provável golpe, para elas também não caírem nele.

 

4 – Se algum suposto conhecido te pedir dinheiro pelo WhastApp, NÃO empreste!

 

As técnicas de chantagem desses criminosos após clonarem o WhatsApp de alguém, é dizerem que “excederam o limite diário de saque” e que “precisam pagar uma conta urgentemente”. Nisso, te pedem dinheiro emprestado para a suposta urgência, afirmando que no dia seguinte cedo, quando o banco abrir ou o horário do saque for autorizado, eles devolvem.

 

Pessoal, NÃO emprestem. Se fosse realmente a pessoa que se diz ser (seu conhecido), ela te LIGARIA pedindo ou falaria com você PESSOALMENTE.

 

Se você ficar em dúvida, entre em contato com a suposta pessoa que está pedindo dinheiro por outros meios, como ligação pelo telefone normal (sem ser pelo WhatsApp), pelo Instagram, Facebook ou converse pessoalmente.

 

Perceba também o modo como a pessoa digita, pois é muito provável que contenha muitos erros ortográficos dos criminosos, o que é mais um sinal de fraude.

 

5 – Se você já tiver sido clonado

 

Primeiramente, POSTE nas suas redes sociais como Instagram e Facebook que você foi clonado. Você saberá que isso aconteceu, porque você não terá mais acesso ao seu WhatsApp.

 

Avise as pessoas que você foi CLONADO e que NÃO devem transferir dinheiro, porque não é você a pessoa que está naquela conta mais.

 

O WhatsApp recomenda que rapidamente você desative o aplicativo do seu celular, baixe o WhatsApp de novo e tente entrar com o seu número, como se estivesse sendo feito pela primeira vez.

 

Será enviado no seu celular uma confirmação por SMS, com o código de ativação. NÃO informe a NINGUÉM esse número. Logo após você conectar em seu celular, quem estiver na sua conta, com seu número, será desconectado automaticamente.

 

6 – Se você já depositou ou transferiu o dinheiro para alguém

 

Se você tiver depositado ou transferido dinheiro para alguém que foi vítima do golpe, registre um Boletim de ocorrência e ligue imediatamente para o banco em que o dinheiro foi enviado, avisando que se trata de fraude. O banco analisará seu pedido e poderá realizar seu estorno.


Fonte: Grupo de Notícias Vitor Meireles e Região / Jusbrasil

Justen Celulares