Rui Car
30/12/2021 11h05

Morador de Salete morre após contrair leptospirose

Agricultor tinha 49 anos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Um agricultor, morador da cidade de Salete, faleceu nesta quarta-feira (29) vítima de complicações causadas pela leptospirose, conhecida em nossa região como “doença do rato”.

 

Mauri Mayer tinha 49 anos e faleceu após complicações da doença. O agricultor começou a passar mal na última segunda-feira (27) e então foi encaminhado ao hospital. Sua situação se agravou, sendo na sequência encaminhado à UTI, onde acabou não resistindo e veio à óbito.

 

Foto: Divulgação

O corpo de Mauri está sendo velado no salão da comunidade do Ribeirão do Ouro, onde será a missa de corpo presente nesta quinta-feira (30), às 17h, seguindo após para o cemitério local da comunidade.

 

Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta sobre a doença

 

O cuidado principal é com a água que se bebe. Ela deve ser tratada com cloro ou fervida”, disse o secretário de estado da saúde André Motta Ribeiro que é médico emergencista. As águas contaminadas pelo esgoto e urina do rato podem provocar sérios problemas de saúde. Em alguns casos, a contaminação pode ser grave.

 

Em 2019, 284 casos de leptospirose foram confirmados em Santa Catarina. Desses, oito acabaram indo a óbito. A maioria foi registrada em homens e a maior parte das contaminações aconteceu na área urbana. Neste ano, já foram notificados mais de 130 casos da doença e quatro mortes. Nos últimos dois anos, o mês de janeiro foi o que mais registrou casos da doença em SC.

 

Leptospirose

 

A leptospirose é uma doença grave, causada por uma bactéria presente na urina contaminada de animais, principalmente ratos. A bactéria penetra no corpo através de machucados e, até mesmo, da pele sadia quando a pessoa fica muito tempo dentro da água. Por isso, o risco é maior em épocas de enchentes e alagamentos.

 

Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, começando de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e muitas dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna). A leptospirose pode evoluir para quadros graves, com aparecimento de icterícia (a pele fica com um tom amarelo-avermelhado). Os sangramentos podem aparecer na fase mais avançada, com dificuldade respiratória e pode levar a óbito.

 

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares