Rui Car
27/06/2021 16h18 - Atualizado em 28/06/2021 08h16

Morre em Ibirama, Nanblá Gakran, primeiro indígena a se tornar doutor em SC

Ele faleceu neste sábado (26) aos 58 anos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Morreu neste sábado (26), Nanbla Gakran, doutor em Linguística e autoridade mundial em pesquisa da língua Laklãnõ-Xokleng, aos 58 anos, em Ibirama. Do Alto Vale do Itajaí, ele foi o primeiro indígena a ser formar doutor em Santa Catarina.

 

Gakran também era o único pesquisador da língua Xokleng, que era a língua materna dele. Ele se tornou a maior autoridade mundial em pesquisa e gramática da língua Laklãnõ. A tese de doutorado foi defendida em 2015, no curso de Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB).

 

Segundo pessoas próximas, ele ficou muito debilitado após sofrer com fortes dores na garganta, o que afetou na alimentação do professor. O sepultamento aconteceu às 16h deste domingo (27), na aldeia Figueira, Terra Indígena Laklãnõ.

 

UFSC lamenta morte de professor

 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento, aos 58 anos, do professor Nanblá Gakran, indígena do povo Laklãnõ-Xokleng, ex-professor substituto do Departamento de História da UFSC, atuando, também na Licenciatura Intercultural Indígena. O professor Nanblá faleceu no sábado, 26 de junho.

 

Ele era doutor em Linguística, com trabalhos voltados à preservação da língua de seu povo. Fez seu pós-doutorado na UFSC, em 2018, na área de Linguística. O professor Nanblá Gakran era a maior autoridade mundial em pesquisa e gramática da língua Laklãnõ.

 

A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades, da UFSC lamentou o falecimento do professor, e expressou “condolências aos filhos, familiares e amigos desse profissional tão dedicado. Que a luz fraterna  possa confortar seus familiares, amigos alunos e colegas de trabalho”.

 

Nanblá colaborou com a elaboração do Programa de Ações Afirmativas – Vagas Suplementares para Indígenas, em 2006.

 

Nanblá era incentivador do Ensino Superior junto aos povos indígenas, tendo filhos que estudaram ou estudam na UFSC, inclusive.

 

A Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul) publicou uma nota de pesar em homenagem ao professor. “O parente era um dos pioneiros na luta pela valorização e defesa da língua do Povo Xokleng, atuante na educação escolar indígena do Povo Laklãnõ/Xokleng. Diante da perda, a Arpinsul envia nossa solidariedade à família e ao povo Laklãnõ/Xokleng, que tope conforte o coração de todos. A morte é apenas um até logo, pois os guerreiros e guerreiras que se vão nos esperam no mundo dos encantados, e estão juntos de nós nas nossas lutas.”

 

O Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI/UFSC) homenageou o professor em uma publicação neste domingo na qual condecora Nanblá: um “edificador de cidadania indígena”. “Era um chanceler do povo Laklãnõ-Xokleng; mediador de relações, de implementação de políticas públicas, um tradutor entre “o mundo dos brancos e o mundo indígena”.

 

Seu corpo está sendo velado neste domingo, 27 de junho, e o enterro está marcado para as 16h, na aldeia Figueira, Terra Indígena Laklãnõ, onde Nanblá morava.

 

A comunidade universitária, formada pelos alunos, egressos, ex-colegas de trabalho, técnicos e docentes da UFSC, amigos do professor Nanblá, neste momento de luto, solidarizam-se com toda a comunidade Laklãnõ-Xokleng neste momento de perda.

 

Nota de pesar

 

Instituto Kaingáng – Inka:

 

O Instituto Kaingáng – INKA é solidário aos parentes Laklãnõ Xokleng pela perda do professor Dr. Nanblá Gakran, ocorrido em 26/06/21, no hospital de Ibirama.
Nanblá foi incansável na luta pelo reconhecimento e manutenção da língua viva do Povo Laklãnõ. Dedicado na formação de professores indígenas comprometidos com a educação escolar indígena diferenciada e de qualidade.
 
Foi docente em escola indígena e nos cursos de graduação de licenciatura para educadores indígenas Xokleng, Kaingang e Guarani, da UFSC e da FURB.
 
Contribuiu imensamente com suas pesquisas com a linguística, com a educação, com a memória do seu Povo. Sempre determinado.
Seu legado estará sempre presente! Descanse em paz, professor Dr. Nanblá, povo do sol!

FONTE: O MUNICÍPIO

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK e YOUTUBE.
 
Justen Celulares