Rui Car
11/06/2021 11h42

Morre Irmã Sebaldina Loffy, ex-Técnica de Enfermagem do Hospital de Ituporanga

Natural de Imaruí, a religiosa estava com 85 anos e faleceu de forma natural

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 
Nesta quarta (09) a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José se despediu da Irmã Sebaldina Loffy. Natural de Imaruí, a religiosa estava com 85 anos e faleceu durante a madrugada de forma natural.
 
O corpo foi velado durante a manhã desta quarta, na Fraternidade do Hospital Bom Jesus em Ituporanga a nesta tarde o sepultamento ocorreu no Cemitério da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José em Angelina.
 
Irmã Sebaldina Loffy no dia 11 de março de 1936, na localidade de Praia Redonda, município de Imarui. Entre 11 irmãos, ela é a terceira filha do casal Gerônimo Loffi e Adélia Effting Loffi. Ingressou no Aspirantado, em Angelina, no dia 03 de janeiro de 1955, quando tinha 19 anos.
 
Em 1964 fez os votos da Profissão Perpétua. Irmã Sebaldina não era a única religiosa da família. Na mesma Congregação teve uma irmã religiosa, Irmã CáritasLoffi e também uma tia, Irmã Clementina Effting já falecida, que era irmã de sua mãe.
 
Durante os 85 anos de vida e os 63 anos vividos na Congregação, Irmã Sebaldina teve a graça de celebrar o jubileu de 25, 40, 50 e 60 Anos de vida religiosa consagrada. Sua principal atividade sempre foi o trabalho na enfermagem, no cuidado dedicado aos enfermos. Função que desempenhou inclusive no Hospital Bom Jesus (HBJ).
 
Irmã Sebaldina em Ituporanga era formada como técnica em enfermagem, ela foi aluna da primeira turma da Escola Técnica Bom Jesus (ETBJ), que se formou em 2004.
 
A partir do dia 21 de abril de 2003, Irmã Sebaldina passou a morar na Fraternidade Bom Jesus e a dedicar-se, novamente, ao serviço de enfermagem na clínica médica deste hospital.
 
Quando foi aberta a Ala São José, anexa ao Hospital Bom Jesus, para o cuidado exclusivo das Irmãs doentes e idosas mais dependentes, no ano de 2005, Irmã Sebaldina passou a coordenar o serviço de enfermagem desta ala e dedicar-se com muito carinho e amor ao cuidado das Irmãs idosas e enfermas acamadas.
 
Nos últimos três anos passou a necessitar de tratamento mais intenso devido à fraqueza nas pernas e outras complicações no seu estado geral de saúde. A diretora do HBJ, Irmã Edelir Stupp, lembra que Irmã Sebaldina era uma irmã de poucas palavras, mas de muita ação.
 
Para ela não tinha tempo ruim quando se tratava de se dedicar ao cuidado dos doentes. Se esforçava muito para que os mesmos se recuperassem. Chorava quando uma Irmã da Ala São José partia. Nutria grande carinho por todas as pessoas que cuidava; sua alegria era vê-las recuperadas. Agradecemos todo o trabalho desempenhado em prol da Congregação e das pessoas e desejamos que descanse em paz”, declarou a diretora.

FONTE: HOSPITAL BOM JESUS

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.
 
Justen Celulares