Rui Car
08/05/2023 15h01

MST ganha página de apoio no site do Governo Federal

Grupo invasor de terras é descrito como responsável pela "formação de cidadãos"

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Matheus Alves / MST

Foto: Matheus Alves / MST

Delta Ativa

Um grupo que tem como linha de atuação a “formação de cidadãos e organizações”. É dessa forma que o Movimento dos Trabalhos Rurais Sem Terra (MST) é apresentado em página disponível no portal oficial do Governo Federal.

 

No ar desde o início de abril, em seção vinculada à Controladoria-Geral da União (CGU), o conteúdo não menciona as invasões de terras promovidas pelo tido movimento social. Não há citação, por exemplo, ao fato de o MST já ter invadido mais de 30 propriedades rurais desde o início do governo conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

material, mantido pela CGU na internet sobre o MST, conta com tom elogioso ao movimento. O órgão governamental afirma que o grupo se dedica ao “fomento à participação cidadã, à defesa de direitos e à mobilização da sociedade”.

 

Saúde, educação, meio ambiente, recursos naturais, políticas sociais, cidadania, direitos humanos, trabalho e emprego são outras palavras usadas pela equipe da CGU na apresentação do grupo, que será alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito a ser instalada na Câmara dos Deputados para investigar quem financia esse tipo de movimento.

 

Informações desencontradas sobre a sede do MST

 

Fora os elogios ao grupo invasor de terras, a página da CGU traz informações desencontradas. Apesar de afirmar que a sede do movimento fica na cidade de São Paulo, o órgão do governo federal divulga o CNPJ de número 04.531.181/0001-33. Tal registro, contudo, é vinculado à Associação dos Assentados do MST, entidade com sede na zona rural do município de Santa Vitória (MG).

 

Fonte: Anderson Scardoelli / Revista Oeste
Justen Celulares