Rui Car
14/04/2020 13h35

Município de SC confirma 536 casos de dengue contraídos dentro do município em 2020

Para o combate da doença, Prefeitura realizará ações de orientação e limpeza nos bairros considerados os mais infestados por focos do mosquito Aedes aegypti

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Prefeitura confirmou que, em quatro meses, já são 536 casos de dengue autóctone – contraída dentro da cidade – em Joinville, no Norte do Estado. O número é cerca de 13.000% maior que em 2019, quando a cidade registrou apenas quatro casos.

 

Além disso, os números atualizados do Serviço de Vigilância Ambiental apontam mais de 2 mil focos positivos do mosquito no município. Cerca de 15 bairros da cidade estão infestados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Os mais críticos são Boa Vista, Itaum, Jardim Iririú, Jardim Sofia e Jarivatuba.

 

A cidade conta ainda com 15 casos de dengue importada, ou seja, contraída fora do município.

 

Por conta disso, equipes da Secretaria da Saúde, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria de Proteção Civil, Subprefeituras Regional e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, vão realizar ações de orientação e limpeza nos bairros considerados mais infestados por focos do mosquito.

 

Os trabalhos vão acontecer entre os dias 15 e 17 de abril, das 13h30 às 17h30, nos bairros Guanabara, Jarivatuba e Comasa. A ação contará, ainda, com a parceria de integrantes do 62º Batalhão de Infantaria, Corpo de Bombeiros Voluntários, Defesa Civil e Guarda Municipal de Joinville.

 

O objetivo é visitar todos os imóveis, orientar os moradores sobre os cuidados para evitar e eliminar possíveis focos do mosquito e, ainda, ajudar a retirar lixo e entulho dos terrenos.

 

“Vamos orientar sobre manter os pátios e calhas limpas, virar potes, eliminar qualquer coisa que possa armazenar água, como lonas e pneus, e colocar telas de proteção nos ladrões e caixas d’água. As residências que não seguirem as orientações poderão ser notificadas e autuadas em caso de reincidência”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Henrique Deckmann.

 

A empresa Ambiental, que faz a limpeza urbana na cidade, também irá atuar na ação disponibilizando caçambas para o descarte de entulhos pelos moradores dos bairros fiscalizados. Em caso de chuva, as ações em cada local serão transferidas para o dia seguinte.

 

O mosquito Aedes aegypti é um dos principais vetores causadores da dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e da febre amarela. Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor nas articulações e atrás dos olhos.

 

Veja algumas medidas de prevenção contra a dengue:

 

  • Usar repelente;
  • Eliminar qualquer tipo de recipiente (até mesmo tampinhas de garrafa pet) que possa acumular água;
  • Tratar a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por semana;
  • Retirar os pratinhos debaixo dos vasos de plantas;
  • Verificar a vedação da caixa d’água;
  • Colocar tela de proteção nos ladrões e nas caixas de passagem;
  • Higienizar semanalmente os potes de alimentos dos animais com bucha;
  • Desobstruir as calhas d’água;
  • Não acumular lixo.

 

Fonte: ND+

Justen Celulares