Rui Car
12/09/2020 10h20

Natural de Rio do Sul, Aldo Baptista Neto, é anunciado como novo chefe da Defesa Civil de SC

Bombeiro da reserva assume o lugar de João Batista Cordeiro Júnior

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC (Foto: Jackson Jacques, Bombeiros)

Fonte: NSC (Foto: Jackson Jacques, Bombeiros)

Delta Ativa

Mudança no primeiro escalão do governo de Santa Catarina. Na noite desta sexta-feira (11), Carlos Moisés (PSL) anunciou o coronel da reserva Aldo Baptista Neto, bombeiro militar natural de Rio do Sul, como o novo chefe da Defesa Civil no Estado. Ele assume no lugar de João Batista Cordeiro Júnior, que estava à frente da entidade desde julho de 2018 e deixa o cargo por “motivos pessoais”.

 

Aldo Baptista Neto é nascido de Rio do Sul, mas fez a carreira no Corpo de Bombeiros na maior cidade do Vale do Itajaí, Blumenau. Ele se tornou conhecido na região depois que comandou os esforços e os resgates durante a Tragédia de 2008, que matou ao menos 135 pessoas em Santa Catarina.

 

No início da década, Baptista Neto chegou a assumir a coordenação da Defesa Civil de Blumenau e participou diretamente dos processos de reformulação dos protocolos para casos de enchentes e deslizamentos — até então a cidade se preocupava mais com a nível do Rio Itajaí-Açu e menos com as encostas. Em 2011, participou, também, dos resgates às vítimas da tragédia ocorrida na Região Serrana do Rio de Janeiro.

 

Por conta dessa experiência, no início do ano passado, o novo chefe da Defesa Civil de SC foi convidado pelo governo de Jair Bolsonaro a atuar na Coordenação Geral de Gerenciamento de Desastres. Neste ano, em junho, após a Crise dos Respiradores, Baptista Neto assumiu o posto de número 2 da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Agora, assume um cargo de confiança de Moisés no primeiro escalão do governo.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares