Rui Car
01/07/2021 14h06

Nova massa de ar frio, com chance de geada, já tem data para chegar a SC

A diminuição de temperatura durante a madrugada e ao amanhecer pode provocar o fenômeno em várias regiões do Estado

Assistência Familiar Alto Vale
Depois de três de neve, o frio continua em São Joaquim, agora com direito à geada (Foto: Wagner Urbano)

Depois de três de neve, o frio continua em São Joaquim, agora com direito à geada (Foto: Wagner Urbano)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A massa de ar frio polar, que fez nevar por três dias em Santa Catarina, começa a enfraquecer a partir desta quinta-feira (1º). No entanto, o avanço de uma massa de ar seco e frio provoca chance de geada no Estado a partir desta sexta-feira (02).

 

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o tempo permanece firme com sol e algumas nuvens no Estado ao longo desta quinta.

 

Na sexta, a diminuição de temperatura durante a madrugada e ao amanhecer, do Oeste ao Planalto, pode provocar geada, especialmente nas áreas altas do Planalto Sul.

 

Já no sábado (03), terá a formação de nevoeiros isolados na madrugada e geada nas áreas altas do Meio Oeste, no Planalto Norte e no Planalto Sul. O sol deve ficar firme e manter as temperaturas elevadas ao longo do dia, em todas as regiões de Santa Catarina.

 

As mínimas mais baixas registradas na madrugada desta quinta chegaram a -3,3°C em Urupema, -2,2°C em Curitibanos e 1,2°C em Bom Jardim da Serra. Em Urubici, os termômetros marcaram 2,4°C, 2°C em São Joaquim e 7°C em Florianópolis.

 

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o frio é previsto no decorrer de domingo, mas é mais concentrado nas baixadas e vales, principalmente no Oeste, Meio-Oeste, Planaltos Norte e Sul. Nas outras regiões também é frio, mas no Litoral, por exemplo, as mínimas ficam entre 5°C a 9°C , e já nas áreas do Oeste 0°C a 4°C.  Assim, há previsão de temperaturas agradáveis na maioria das regiões

 

Quando teremos nova onda de frio intenso?

 

Conforme a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, em geral, ocorre uma média de quatro casos de massa de ar frio intensa no inverno catarinense. A duração das massas de ar frio costuma ser de três a cinco dias consecutivos.

 

É possível ser mais preciso em previsões de até 15 dias, segundo Rodrigues. “Na primeira quinzena de julho, as temperaturas ficam mais elevadas, sem previsão de massa fria intensa”, diz.

 

No entanto, ainda na segunda semana de julho e no mês de agosto pode ocorrer a chegada de outra massa de ar polar no Estado, explica Piter Scheuer.

 

A condição para os próximos dias é de tempo firme no Estado. Segundo Defesa Civil, o frio permanece até o começo da próxima semana, apesar de menos intenso, Santa Catarina deve ter temperaturas baixas nos períodos da manhã e noite. Durante as tardes, ficam amenas.


POR:  – ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares