Rui Car
10/10/2023 08h23

Novo período de chuvas preocupa e risco de deslizamentos continua alto em SC

Temporais com granizo devem atingir regiões após início de semana com tempo firme

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Defesa Civil de Santa Catarina monitora o que seria um terceiro período de chuvas fortes no Estado. Depois de dois períodos com temporais extremos e alagamentos por todas as regiões, o órgão alerta para nova situação de alerta a partir de quarta-feira (11).

 

Semana começa com sol, mas nova onda de chuvas preocupa - Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Reprodução/ND

Barragem Oeste em Taió (Foto: Divulgação / CBMSC)

 

nota hidrometeorológica foi publicada nesta segunda (9) pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina em conjunto com equipes da Epagri/Ciram. O texto indica um início de semana de tempo mais firme no estado, antes de uma terceira onda de chuvas, na quarta.

 

Segunda e terça de sol

 

A última semana foi de temporais intensos no estado. Entre terça (3) e quarta-feira (4) e entre o último sábado (7) e domingo (8) – períodos em que são consideradas as duas primeiras ‘ondas’ -, choveu mais de 300 mm em algumas cidades do Meio Oeste e do Vale do Itajaí.

 

Agora, o início de semana deve ser de tempo firme no estado, com um respiro para as cidades atingidas. A nebulosidade no litoral, no entanto, pode causar chuvas isoladas nas regiões próximas ao mar.

 

Mesmo assim, o alerta continua. “Em função dos acumulados de precipitação dos últimos dias, o risco de deslizamentos continua alto a muito alto nas áreas litorâneas, Planaltos e no Vale do Itajaí. No Grande Oeste o risco é moderado”, afirma a Defesa Civil.

 

Novo período de chuvas na quarta

 

A partir da próxima quarta-feira (11), a condição do céu volta a preocupar. Isso porque, com o solo já encharcado, quase todo o estado deve sofrer com um novo período de fortes chuvas, incluindo condição de granizo para algumas regiões.

 

Isso tudo é causado pela entrada de uma nova frente fria que volta a deixar o tempo instável. As chuvas devem avançar pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde de quarta, e chegar às demais regiões no decorrer do dia.

 

Há condições para temporais localizados, principalmente entre o Oeste e o Norte catarinense, com chuva intensa, descargas elétricas, vendaval e queda de granizo.

 

Defesa Civil monitora nova frente fria no estado, que deve trazer mais chuva a SC – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

Imagem: Defesa Civil / Reprodução

 

Os acumulados de precipitação variam de 50 a 80 mm em média em todo o estado, com pontuais que podem ultrapassar os 100 mm. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica”, destaca o boletim da Defesa Civil.

 

Na sexta-feira (13), a frente fria começa a se afastar, e as chuvas perdem força gradualmente.

 

Situação dos rios neste início de semana

 

Já com relação à situação hidrológica do estado, a Defesa Civil alertou sobre as cheias de rios em toda Santa Catarina. O órgão segue monitorando o cenário, que é preocupante, já que várias bacias hidrográficas atingiram níveis de emergência ao longo do domingo, e podem voltar a subir com a nova onda de chuvas.

 

Imagens aéreas da enchente em Rio do Sul feitas na manhã desta segunda-feira (9) – Foto: PRF/Divulgação/ND

Imagens aéreas da enchente em Rio do Sul feitas na manhã desta segunda-feira (Foto: PRF / Divulgação)

 

Vale do Itajaí: os rios Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu tiveram elevação gradual ao longo da noite do domingo e madrugada de segunda, mas devem entrar em estabilidade ao final do dia. O rio Itajaí do Sul já apresentou redução ao longo desta manhã, assim como o nível do Itajaí-Mirim, na região de Brusque.

 

Extremo-Oeste e Oeste: os níveis na região estão atualmente em recessão. Em Itapiranga, o nível máximo atingido foi de 11,64 metros no domingo (8), ultrapassando o Nível de Emergência para o município, mas atualmente segue em recessão, em nível de atenção.

 

Meio Oeste: os níveis da região seguem em recessão e os rios se encontram em níveis de normalidade na maior parte dos pontos monitorados com máximos atingidos no dia 04/10, com níveis de Alerta ultrapassados.

 

Planalto Sul: atualmente o nível do rio Canoas segue em elevação, próximo ao nível de Emergência na região de Otacílio Costa.

 

Litoral Sul: os níveis na região atingiram máximos no sábado (7), ultrapassando níveis de Emergência, e atualmente seguem em recessão, abaixo dos Níveis de Atenção e próximos à normalização.

 

Grande Florianópolis: os níveis da região seguem em recessão. O nível do rio Tijucas atingiu Nível de Alerta na madrugada, mas apresenta recessão próxima ao Nível de Atenção.

 

Planalto Norte: níveis seguem em crescimento gradual no município de Canoinhas e Rio Negrinho, ultrapassando o Nível de Emergência.

 

Litoral Norte: rios estáveis em Nível de Normalidade.

 
Fonte: Daniela Ceccon / ND+
Justen Celulares