Rui Car
01/03/2018 11h30 - Atualizado em 01/03/2018 09h07

O que esperar do outono em 2018

No período de Março a Maio deveremos ter o enfraquecimento do La Niña

Assistência Familiar Alto Vale
Blog do Puchalski

Blog do Puchalski

Delta Ativa

Nesta semana, tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense, encontro dos meteorologistas do Estado para a elaboração da previsão de clima para os próximos três meses. O verão vem sendo influenciado pelo fenômeno climático La Niña. Para quem não lembra, ele é o resfriamento das águas do oceano pacífico entre a Indonésia e a costa do Peru. Além disto, há um aumento da intensidade dos ventos na região que são chamados de Alísios.

 

Estas mudanças no oceano e na atmosfera influenciam o clima em diversas regiões do planeta. No período de Março a Maio deveremos ter o enfraquecimento do La Niña que tem tudo para ir só até o meio do outono.

 

PREVISÃO CLIMÁTICA

Diante disto, a previsão é que as temperaturas do amanhecer fiquem dentro a abaixo do padrão, ou seja, um pouco mais frio. No entanto, as tardes tendem ter o padrão normal até acima em algumas áreas, ou seja, amanhecer frio e tarde quente. Esta diferença chamamos de amplitude térmica. Temos tudo para falar bastante sobre ela na próxima estação.

 

Em relação a chuva, as informações dão conta que deveremos ter ela abaixo do padrão no trimestre, mais seco. A exceção deverá ficar com março que ainda tem previsão de chuva normal a acima do padrão no Norte, Vale do Itajaí e parte do Litoral.

Justen Celulares