Rui Car
24/04/2021 10h41

Ondas da Tempestade Potira aliviam e Marinha reabre portos em SC

Acesso aos terminais estava suspenso desde quarta-feira (21)

Assistência Familiar Alto Vale
Manobras foram retomadas neste sábado no Itajaí-Açu (Foto: Divulgação Porto de Itajaí)

Manobras foram retomadas neste sábado no Itajaí-Açu (Foto: Divulgação Porto de Itajaí)

Delta Ativa

A Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí reabriu a barra e autorizou na manhã deste sábado (24) a retomada das manobras nos portos de Itajaí e Navegantes. O acesso aos terminais estava suspenso desde quarta-feira (21) como reflexo da tempestade subtropical Potira, que causou ondas de até 3,5 metros na costa catarinense.

 

O ofício da Marinha indica que, no momento, as ondas na região são de 1,90 metro e estão dentro dos padrões e segurança para a manobra dos grandes navios. Com a autorização, estão previstas 11 manobras de entrada e saída de cargueiros neste sábado, ao longo de todo o dia – uma movimentação acima do comum.

 

A maioria dos navios que estavam previstos para manobrar de quarta a sexta-feira ficou ao largo, aguardando a liberação da Marinha. Apenas um navio, do armador Maersk, omitiu a escala em Itajaí e alterou o roteiro para atracar no porto no dia 30.

 

Heder Moritz, diretor de Operações e Logística do Porto de Itajaí, diz que a situação causada pela tempestade Potira é incomum.  

 

– Normalmente os fechamentos de barra estão associados ao aumento de correnteza, nível dos rios mais alto, chuva. Às vezes acontece, junto, uma ressaca. Mas isoladamente, como foi com esta tempestade (não é comum). Não lembro, nos últimos anos, termos ficados paralisados por três dias, com tempo bom, e em condições normais.

 

A paralisação dos portos traz prejuízos à navegação marítima. Para os armadores, cada dia que um navio fica parado custa de US$ 30 mil a US$ 50 mil. O atraso na entrega de mercadorias, por sua vez, pode afetar diferentes setores da economia. 


POR: DAGMARA SPAUTZ – NSC TOTAL

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

 

Justen Celulares