Rui Car
26/12/2017 17h40 - Atualizado em 26/12/2017 10h44

Ostentação nas redes sociais: cuidado!

Por Viviane Bevilacqua

Assistência Familiar Alto Vale
NSC Total

NSC Total

Delta Ativa

Gosta de se exibir nas redes sociais, desfilando com carros do ano, frequentando baladas regadas a muita bebida, ou viajando pelo mundo? É bom tomar cuidado com toda esta ostentação, principalmente se você está devendo dinheiro para alguém, ou deixou de pagar suas contas para poder “aproveitar a vida”. A advogada Giselle Farinhas adverte: Os credores em geral, e até mesmo o fisco estão observando as redes sociais para obter provas acerca da capacidade econômica daqueles que são impontuais com suas obrigações ou não declaram a renda que seja compatível com o seu patrimônio.

 

Ou seja: Se você ostenta nas redes sociais, é sinal de que tem dinheiro para pagar o que deve. Giselle diz que muitos trabalhadores (inclusive domésticos) vem conseguindo na justiça, com provas exibidas em redes sociais, o pagamento de suas dívidas e até mesmo indenização por danos morais. Uma diarista, por exemplo, buscou o recebimento de diárias de faxinas realizadas e não pagas. Nos autos, a faxineira exibiu imagens, publicadas nas redes sociais, no qual a ex-patroa exibia fotos com iphone, dirigindo carro próprio, procedimento de meagahair nos cabelos e festas para os filhos. Em contrapartida, a ex-patroa argumentou que não pagou todas as diárias porque estava desempregada e com dois filhos para sustentar. A juíza determinou o pagamento das diárias faltantes da faxineira e condenou a ex-patroa a indenização por danos morais em valor seis vezes maior ao valor de diárias devido.

 

A Receita Federal, através de seus técnicos, também está atenta ao exibicionismo patrimonial nas redes sociais e tem feito uso dessa prova para fins de comprovação de divergência entre o patrimônio declarado e o real. Portanto, pense bem antes de fazer postagens no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social sobre suas viagens ao exterior, carros importados, jantares em restaurantes de luxo, vestuário requintado, procedimentos estéticos e de beleza. Se você não deve nada a ninguém, beleza. Pode se exibir à vontade. O máximo que vai acontecer é despertar a inveja dos outros (o que, na minha opinião, já não é nada bom). Mas se você têm dívidas, pode acreditar que os credores estão de olho no seu padrão de vida.

Justen Celulares